corrigir erros com os clientes

O atendimento ao cliente é um fator importante na decisão de compra: uma pesquisa revelou que 78% dos clientes já desistiram de fazer uma compra que era certa ou esperada por causa de um atendimento ruim.

Com isso, cuidar do atendimento também significa evitar perdas de oportunidades de vendas, além de gerar uma visão mais positiva sobre o seu negócio. Mas, e o que você não deve fazer? A seguir, veja 4 atitudes que nunca devem ser tomadas com a sua clientela!

Não dar atenção ao cliente

Se você avaliar com cuidado, vai notar que o cliente não quer comprar o seu produto ou contratar o seu serviço. O que ele quer de verdade é solucionar um problema ou uma vontade específica.

Caso você não conheça exatamente quais são essas necessidades e não assuma o papel de atendê-las, o resultado é um cliente insatisfeito.

Não dar atenção ao cliente, portanto, é um dos piores erros que você pode cometer, porque sem isso, você não saberá como chegar até ele e muito menos como convencê-lo a gastar em seu negócio.

Demonstrar má vontade ou preguiça

Também não adianta dar atenção ao cliente se o que é ouvido não é levado em consideração. Um exemplo é quando o cliente explica uma situação que o faz precisar de determinado produto.

Em vez de oferecer um atendimento personalizado e voltado para resolver essa questão, você oferece a solução mais cômoda, ainda que não seja perfeitamente adequada para o cliente.

O problema é ainda pior quando há uma clara demonstração de preguiça ou até mesmo má vontade no atendimento. O resultado não poderia ser outro: cliente que sai de mãos vazias ou, se não tiver outra escolha, que sai insatisfeito.

Ser mal educado ou agressivo

Pior do que aparentar má vontade é agir com agressividade, grosseira ou má educação. Por mais exigente que um cliente seja ou por mais incorreta que sua solicitação seja, ele deve ser sempre bem tratado.

Cordialidade e atuação amistosa são duas características fundamentais para apaziguar os ânimos e não criar uma imagem ruim para o cliente.

Por outro lado, quando você trata sua clientela de uma maneira rude ou pouco educada o resultado vem diretamente em forma de má reputação.

Demorar para fazer o atendimento

O seu tempo é precioso? O do cliente também é. Por isso, quando você demora de maneira excessiva para atender a sua clientela a mensagem que você passa, ainda inconscientemente, é de que você não se importa tanto assim com o cliente.

Uma coisa é ter um negócio movimentado, com filas e outras pessoas na frente. Ainda que seja necessário pensar em formas de diminuir o tempo de espera, não é uma situação tão ruim quanto o atraso, atendimento ineficiente ou processos muito lentos.

O ideal é garantir que o cliente tenha seu problema resolvido no menor tempo possível, oferecendo uma sensação de satisfação e uma percepção mais positiva.

Ao garantir um atendimento focado nas necessidades do cliente, com o tom certo e no tempo ideal, o resultado vem em forma de clientes mais satisfeitos e mais compras efetivamente concretizadas.

Você comete ou já cometeu algum desses erros? O que mais você acha que não pode ocorrer com a clientela? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário