4-maneiras-de-deixar-o-seu-colaborador-mais-feliz.jpeg

Felicidade e bem-estar no ambiente de trabalho são dois fatores que aumentam, consideravelmente, os resultados dos seus colaboradores. Tornar o colaborador mais feliz traz resultados imediatos para o negócio, como o aumento da produtividade e a satisfação em exercer suas atividades.

Nada melhor do que estar em uma empresa que valoriza os seus funcionários, incentivando seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro da organização.

A retenção de talentos é um desafio para as pequenas e médias empresas, que muitas vezes não podem oferecer os benefícios e salários praticados pelas gigantes do mercado. Mas, mesmo assim, é possível manter os seus colaboradores motivados e felizes por estarem trabalhando na sua empresa.

Para auxiliá-lo nessa tarefa, trouxemos 4 dicas e estratégias para o gestor deixar seus colaboradores mais satisfeitos no ambiente de trabalho. Confira a seguir:

1. Estimule a amizade na empresa

Muitas vezes, os colaboradores que fazem parte de uma empresa não tem a capacidade de se conhecer. O sentimento de amizade é muito importante para proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho.

A dica é realizar confraternizações para unir os departamentos, realizando pequenas festas de aniversários para reunir todos os membros da sua organização. Nesses eventos, estimule a conversação e faça todos os colaboradores se conhecerem e interagirem.

2. Reconheça

A falta de reconhecimento é um dos fatores determinantes para a infelicidade de um colaborador. A sensação de dar o sangue pela organização e não ser reconhecido é frustrante. Para evitar esse tipo de sentimento, invista em um programa de reconhecimento para os colaboradores que mais se destacaram em um determinado período.

A votação pode ser feita pelos próprios colegas de equipe. A ideia é reconhecer o trabalho e as qualidades que os colaboradores da sua empresa possuem. Além do reconhecimento, que deve ser feito publicamente (de preferência em alguma confraternização), é importar oferecer um benefício simbólico por aquela conquista.

3. Ofereça benefícios

Quando o reconhecimento vem acompanhado de alguma bonificação, não há colaborador que não fique feliz. O benefício, no entanto, tem que servir como algo simbólico, representando uma gama de qualidades/características atingidos por aquele colaborador. Realize uma pesquisa e veja quais são os prêmios e benefícios que os colaboradores da sua empresa gostariam de receber.

Podem ser utilizados cupons de desconto, ingressos para shows e cinemas e até mesmo viagens para os seus colaboradores. Contudo, para a estratégia dar certo, é necessário estabelecer as metas necessárias para conquistar esses benefícios.

4. Dê liberdade

A possibilidade de se vestir como se sentir mais à vontade ou a de fazer o seu próprio horário, contribui para deixar o colaborador mais feliz. A ideia é criar um ambiente e condições confortáveis não baseado em regras, mas sim em resultados. É só pegar como exemplo as maiores empresas do mundo e seus ambientes de trabalho.

Muitas empresas já aboliram a utilização de uniformes e, dependendo do departamento, os colaboradores podem definir a sua escala de trabalho. A liberdade ajuda a estimular a criatividade e o bem-estar no ambiente de trabalho. Utilize isso a favor da sua empresa!

Um colaborador mais feliz é um membro da sua equipe mais comprometido com a marca e a empresa de uma forma geral. É preciso criar uma cultura de motivação dos colaboradores, sempre visando proporcionar o melhor ambiente de trabalho possível para que eles se sintam satisfeitos e realizados em estarem lá!

E você, o que está fazendo para deixar os colaboradores mais felizes? Compartilhe sua experiência com a gente! Deixe um comentário!

Deixe um comentário