dicas para criar pesquisa de satisfacao

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta de marketing tradicional, que todas as empresas utilizam ou deveriam utilizar para manter sua base de clientes fidelizada e crescente. Mas, para trazer as informações estratégicas sobre o público que o gestor quer, é necessário utilizar uma ferramenta completa e também saber como criar uma pesquisa de satisfação eficaz.

Um questionário mal elaborado pode ter péssimas consequências, como informações imprecisas e obsoletas e falta de adesão por parte do público. Por isso, separamos neste post algumas dicas de como criar uma pesquisa de satisfação que seja eficiente para a empresa e fácil de ser respondida pelo cliente.

Crie uma pesquisa de satisfação moderna e profissional

Sua empresa precisa demonstrar profissionalismo em todas as etapas de interação com o cliente, inclusive na pesquisa de satisfação.

Elabore uma pesquisa com layout personalizado com a identidade visual da empresa para demonstrar a legitimidade da pesquisa e não use tabelas ou papel para executá-las.

Existem vários modelos on-line para questionários e eles são os ideais. Amigáveis e rápidos de responder. As pesquisas on-line criam o ambiente perfeito para o cliente possa responder com sinceridade sobre os produtos da empresa.

Faça perguntas que tenham um propósito

Para elaborar as perguntas do questionário, pense primeiro nas respostas que você quer obter sobre seu negócio. Além disso, é possível direcionar cada pesquisa para uma etapa do processo de compra ou para um departamento ou linha de produtos. Assim, o cliente poderá analisar e responder com precisão sobre o que ele de fato utilizou.

Por exemplo, um posto de gasolina pode elaborar uma pesquisa de satisfação sobre o seu serviço de lava jato para saber se deve expandir a operação. É preciso perguntar a frequência que o cliente lava o carro, se ele é sempre rapidamente atendido no lava jato, como ele classifica o atendimento dos lavadores, etc.

Use perguntas objetivas e claras

Pesquisas de satisfação grandes demais nem sempre são integralmente respondidas por causa do tempo que tomam do cliente. Questões mal elaboradas e que precisam ser interpretadas também podem gerar dúvidas para as respostas, resultados inexpressivos e sem valor estratégico para o gestor. Por isso, utilize a clareza e a objetividade em sua pesquisa.

Ofereça um motivo para o cliente responder sua pesquisa

As respostas que o cliente tem sobre o produto podem ser essenciais para o aumento das vendas da empresa, por isso, devem ser valorizadas e retribuídas. Ofereça um brinde ou desconto nos produtos avaliados, pois isso também incentiva um maior número de pesquisas de satisfação respondidas.

Quanto maior for o número de pesquisas respondidas, mais bem retratado estará o nível de satisfação dos clientes.

Acompanhe os resultados e analise regularmente

A pesquisa de satisfação pode fazer parte da rotina da empresa e ser um indicador do nível de serviço que precisa ser analisado regularmente. Acompanhe a chegada dos resultados fazendo uma tiragem esporádica, e também em uma linha de tempo. Assim, será possível identificar a diminuição do nível de atenção ao cliente em uma situação pontual e também uma média de satisfação em cada período.

Os grandes gestores dos últimos tempos são enfáticos tanto com relação à eficácia do uso dos resultados de uma pesquisa de satisfação quanto ao aumento das vendas e consolidação da empresa no segmento. Sabendo como criar uma pesquisa de satisfação envolvente, o empresário aumenta sua competitividade e também recebe um retorno real de suas estratégias.

É preciso lembrar também que a pesquisa de satisfação é uma importante ferramenta para motivação da equipe de atendimento. Você acredita que a pesquisa de satisfação pode engajar sua equipe? Ficou com alguma dúvida sobre como criar uma pesquisa de satisfação? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário