5-erros-que-devem-ser-evitados-em-um-bom-atendimento-ao-cliente.jpeg

O que é um bom atendimento para você? A maioria das pessoas entende que um bom atendimento vai muito além do vendedor oferecer o que se está procurando. É preciso criar um relacionamento e, acima de tudo, surpreender o cliente de forma positiva.

A questão é que muitas empresas ainda erram na hora de fazer o atendimento e deixam a desejar, mas nem sempre percebem que não estão fazendo o certo. Se você deseja aumentar as suas vendas e cativar cada vez mais os clientes, deve tomar cuidado com algumas atitudes:

1. Não ouvir o cliente

Existem vendedores que saem falando desenfreadamente sobre um produto, apresentam todas as vantagens, os benefícios e de que forma ele pode ajudar. Isso seria ótimo se o cliente realmente tivesse interesse em tudo!

Primeiramente, é necessário entender o que o cliente deseja. Portanto, deixe-o falar e preste atenção em todas as suas colocações. A venda acontece mais facilmente quando se sabe exatamente o que oferecer.

2. Agir mecanicamente para fazer um bom atendimento

Não tem nada pior do que falar com uma pessoa e ela realizar um atendimento mecanizado. Sendo assim, nada de decorar os manuais e ficar repetindo!

O cliente busca um atendimento mais humanizado, caso contrário, poderia fazer suas compras sem a ajuda de um intermediário. Se você tem dificuldade em entender o que ele espera, realize pesquisas de satisfação para saber se está indo pelo caminho certo.

3. “Empurrar” o que o cliente não deseja

Existem vendedores que se encaixam na categoria de “chatos”, e isso ocorre porque eles querem empurrar algo a todo custo. A venda não é forçar o cliente a comprar algum produto, mas despertar o interesse dele.

Se, mesmo apresentando todos os benefícios de um item, o cliente ainda não tiver interesse, não seja insiste a ponto de espantá-lo. O bom atendimento vai identificar o que ele precisa e oferecer em vez de “empurrar”.

4. Menosprezar o cliente

Não é porque o cliente tem uma aparência mais simples que deve ser tratado de forma diferente. Todos os clientes devem ser tratados do mesmo modo, e isso significa dar a todos eles um bom atendimento.

Todo cliente deve ser respeitado, mesmo quando houver divergência de opiniões. O respeito deve prevalecer acima de tudo, e somente os bons profissionais conseguem isso.

5. Não investir no marketing de relacionamento

A venda não deve terminar no momento em que o cliente compra o produto. Pelo contrário: é nesse momento que o relacionamento deve ser intensificado.

O marketing de relacionamento vai ajudar a conhecer melhor o seu cliente, sabendo se ele teve um bom atendimento, conhecendo as suas vontades por meio de pesquisas de mercado e fazendo ofertas que interessem a ele. É muito mais fácil (e barato) manter um consumidor do que ter que buscar novos. Portanto, investir nessa relação é fundamental.

Todas essas atitudes são fundamentais para que se consiga realizar um bom atendimento, resultando no aumento das vendas e na fidelização de clientes, fazendo com que eles sempre se lembrem da sua loja de forma positiva.

A última dica, em especial, é essencial para o sucesso do seu negócio, já que ajuda com a fidelização dos clientes, mantém o atendimento sempre com qualidade e, consequentemente, aumenta suas vendas. Portanto, não deixe de conferir as 3 melhores práticas de marketing de relacionamento. Boa leitura!

Deixe um comentário