deixar o cliente satisfeito

Um dos principais resultados produzidos por meio das estratégias de fidelização é a formação de uma base de clientes crescente e defensora da marca. Um cliente satisfeito não apenas compra recorrentemente, ele também faz indicações e defende a marca de críticas infundadas.

Saber como manter um cliente satisfeito, porém, não é tão fácil como o esperado. É preciso pesquisar e analisar frequentemente seu comportamento de consumo para se adaptar.

Reunimos algumas maneiras de conquistar os clientes e torná-los defensores da sua empresa. Adaptadas ao perfil dos seus consumidores e ao tipo de produto vendido, elas podem ser importantes armas contra a concorrência. Confira abaixo!

Ofereça conhecimento

Quando o cliente recebe informações que o ajudam a tomar decisões de compra de forma segura, compreende que a empresa não está focada exclusivamente na venda do produto, mas em um relacionamento duradouro com ele.

Além de criar uma imagem de autoridade no assunto, criar blogs, contas nas redes sociais e produzir material rico sobre os produtos e suas funcionalidades também afirma o posicionamento transparente e respeitoso da empresa com seus potenciais compradores.

Personalize o atendimento

Um sistema de gestão de clientes permite armazenar dados e características pessoais que podem ajudar na hora do atendimento.

Mas também é possível encantar o cliente personalizando seu atendimento com as informações e detalhes que ele fornece ao longo do contato. Motivo da compra, regularidade com que ele vai à loja, atenção ao preço, se está acompanhado por outro decisor e muitas outras informações podem direcionar o atendimento e ajudar na hora de oferecer exatamente o que ele procura.

Ofereça um serviço de SAC

Além de cuidar da relação com o cliente durante o atendimento, é preciso se preocupar com as relações pós-venda. Criar um Serviço de Atendimento ao Cliente eficiente e com diversos canais permite que o cliente faça contatos com a empresa solucionando dúvidas e fazendo reclamações que podem ser resolvidas de um modo individual e personalizado.

Elas devem ser vistas como oportunidades para retomar a satisfação do cliente. Se essa atenção e valor não forem dados à reclamação, ele pode transformar sua insatisfação em uma propaganda negativa nas redes sociais, por exemplo.

Foque na experiência para deixar o cliente satisfeito

Para deixar um cliente satisfeito é preciso focar nos detalhes da experiência de compra.

Criar um ambiente agradável, com boa climatização, essências que remetam conforto, apresentação e disposição convidativa dos produtos e claro, vendedores que saibam utilizar todos os recursos do ambiente para tornar a experiência do cliente completa são dicas essenciais para aprimorar a experiência do cliente.

Essa filosofia pode ser levada até mesmo para lojas virtuais e para a prestação de serviço, onde não existe um produto físico para ser apresentado. A boa experiência ficará na memória do cliente, que indicará a empresa e voltará para novas compras.

Elimine questões burocráticas e facilite as compras

Da mesma forma que o atendimento pode satisfazer um cliente, a eficiência da empresa em atendê-lo também tem esse poder. Procedimentos simples e fáceis de serem compreendidos pelo cliente economiza seu tempo e o deixa mais seguro sobre a compra.

Igualmente importantes são possíveis benefícios que favoreçam a compra como formas de pagamento variadas, envio em domicílio e serviços ou ofertas de produtos que complementem a experiência. Esse tipo de diferencial também contribui para a satisfação do cliente.

Pesquise frequentemente o nível de satisfação

À medida que as ações acima são implantadas, a reação dos clientes precisa ser avaliada e medida. Fazer pesquisas de satisfação específicas para cada etapa da compra ajuda a mapear a assertividade das estratégias e embasar decisões de mantê-las ou alterá-las.

Aplicar pesquisas de satisfação ajuda a entender o perfil dos consumidores e o que lhes agrada mais, e isso é fundamental para a estratégia de relacionamento e fidelização. Atualmente existem diversos mecanismos modernos e rápidos que ajudam na realização das pesquisas.

Deixar um cliente satisfeito não é uma ação única. É preciso alimentar essa relação frequentemente para que sua satisfação seja mantida e o valor de todo o esforço de encantamento seja justificado.

Agora queremos saber: qual é a sua meta de satisfação de clientes e como sua empresa está buscando esses resultados? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário