motivos para aplicar pesquisa para clientes

As pesquisas são uma excelente forma que empresas têm para conhecer as preferências de seus clientes, possibilitando, dessa maneira, que essas informações sejam aplicadas para melhor satisfazer seu público-alvo. Conhecer o comportamento, opinião e considerações gerais de seus consumidores acerca de um produto e/ou serviço é uma prática antiga no mercado. E com a evolução da Internet e sua aplicação cada vez mais presente no mundo dos negócios, a coleta de dados — seja por meio de redes sociais, websites ou empresas especializadas em pesquisas online — se tornou mais fácil e mais barata.

É claro que, em determinados mercados, ainda é necessário realizar pesquisas por telefone e utilizar métodos mais tradicionais, principalmente para atingir uma camada de consumidores que não utiliza a internet. No entanto, se os consumidores de seus produtos/serviços estiverem majoritariamente na web, a aplicação de uma pesquisa online é uma maneira eficaz de conhecer e entender, ainda mais, os seus clientes.

As principais vantagens das pesquisas online

Para atender as exigências do seu mercado é preciso conhecer muito bem os hábitos, comportamentos e tendências de seus clientes. E a melhor forma de obter dados rápidos, atualmente, é por meio da internet, já que boa parte dos brasileiros, especialmente das classes A e B, utilizam a internet para se relacionar e fazer compras. Das vantagens que uma pesquisa online traz para uma empresa, podemos citar:

1) Redução de custos

Os custos envolvendo logística, como deslocamento de profissionais e entrevistados, não existem, e esse fato já reduz os cursos na implantação da pesquisa. Por conta disso é possível encontrar, por meio de empresas especializadas em pesquisas online, em redes sociais ou no próprio site da empresa, uma grande variedade de consumidores por um custo muito menor do que realizando pesquisas presenciais.

2) Agilidade

A implementação de uma pesquisa online é rápida, podendo ser feita em qualquer ambiente, desde que haja um computador e acesso à internet. Para os entrevistados, responder uma pesquisa online, na hora que desejar, é muito mais cômodo do que o habitual.

3) Alcance maior

Por meio da internet é possível atingir um grupo de pessoas muito maior e, com isso, aumentar o público consumidor de seus produtos/serviços. Ao contrário da pesquisa presencial, na web é possível atingir pessoas de diversas regiões do país, de diversos grupos sociais e de diferentes preferências comerciais. Alcançando um público que presencialmente seria impossível.

4) Recepção imediata de dados

Para os entrevistadores é possível obter as respostas em tempo real, não sendo necessário esperar dias para receber as respostas dos entrevistados, otimizando, assim, o processo de obtenção de dados.

5) Mais qualidade na pesquisa

É possível selecionar os tipos de candidatos e grupos de consumidores que responderão a pesquisa, aumentando a qualidade das respostas obtidas. Dessa maneira, é possível recrutar entrevistados qualificados em praticamente qualquer região do país.

6) Maior número de respostas

Como o alcance da pesquisa é bem maior por meio da web, é possível obter um maior número de respostas a respeito de um produto e/ou serviço, garantindo um feedback maior e um entendimento mais amplo sobre o seu público-alvo.

E aí, você já implementou uma pesquisa online em seu negócio? Quais foram os resultados? Compartilhe o nosso artigo nas suas redes sociais e ajude a manter seus amigos informados!

Deixe um comentário