reduzir contas na empresa

Em tempos de recessão econômica, reduzir custos da empresa é fundamental para a sobrevivência no mercado. Encontrar maneiras de diminuir os excessos pode ser um excelente modo para que você não precise adotar medidas extremas, como o corte de pessoal, por exemplo.

Conscientizar a equipe quanto ao uso dos materiais de escritório e na economia de recursos naturais, como água e energia elétrica, pode reduzir consideravelmente os gastos da sua empresa. Para fazer o controle preciso dos gastos, o ideal é criar planilhas de fluxo de caixa. Assim, fica mais fácil acompanhar os impactos dessas economias ao final de cada mês.

Para te ajudar nessa importante tarefa, listamos 8 dicas para você começar a reduzir custos da empresa imediatamente. Confira!

Use energia elétrica somente quando necessário

O uso imprudente da energia elétrica é o campeão de despesas na maioria dos negócios. Se a sua empresa recebe uma boa incidência de raios solares, não hesite em apagar as luzes durante o dia. Faça o mesmo com as salas que passam a maior parte do tempo desocupadas.

Se possível, instale lâmpadas de LED, que têm vida útil maior e são mais econômicas. Ao sair, certifique-se de que os equipamentos estejam desligados. Deixá-los em stand by também consome muita energia.

Negocie o melhor plano de telefonia e internet

Gastos com telefone e internet costumam trazer grandes e desagradáveis surpresas no fim do mês. Antes de contratar um pacote de dados, verifique todas as opções disponíveis no mercado e as suas respectivas condições de uso.

As companhias de telefonia e de internet costumam negociar com qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte. Você certamente vai encontrar um plano ideal para a sua necessidade, e ainda pode tentar fazer com que uma empresa cubra o valor da outra.

Incentive a redução do consumo de materiais descartáveis

Os materiais descartáveis podem estar te dando um prejuízo considerável, principalmente se a sua empresa possui muitos colaboradores. Você pode substituir os copos plásticos por canecas personalizadas, por exemplo, criando campanhas de responsabilidade ambiental que incentivem seus colaboradores a contribuir para a transformação dos hábitos de consumo.

Digitalize documentos e evite a impressão de papéis

Conscientize a equipe para a importância ambiental e econômica de reduzir o uso de papéis. Convença os seus colaboradores a imprimir somente aquilo que é realmente necessário. Uma alternativa é incentivar o hábito de digitalizar documentos, o que acaba otimizando o espaço físico e aumentando a segurança do armazenamento dessas informações.

Terceirize atividades básicas

Serviços básicos que não estão relacionadas diretamente ao negócio principal da empresa podem ser terceirizadas para reduzir custos. Serviços de higienização, recursos humanos, manutenção e comunicação são alguns exemplos de atividades que podem ser terceirizadas sem comprometer a capacidade produtiva da empresa.

Faça a manutenção periódica dos equipamentos

Quanto mais sofisticado é um equipamento, mais constante deve ser a sua manutenção. Sua empresa não pode fugir das manutenções preventivas, por isso, invista nesse processo para não tomar prejuízos em cadeia, sendo obrigado a adquirir um novo aparelho ou deixando o setor inoperável pela eventual ausência dele.

Saiba o que seu cliente está achando dos seus serviços

Procure sondar o que os seus clientes acham dos seus produtos e serviços. Elabore pesquisas de satisfação atrativas e as dissemine via e-mail, telefone ou redes sociais. 

Se o resultado for negativo, crie maneiras eficazes para melhorar seus produtos e serviços e reverter a opinião dos seus clientes, mantendo o interesse deles pela sua marca. Lembre-se: mantê-los fiéis é cerca de 5 a 10 vezes mais barato do que conquistar novos consumidores.

Procure quitar suas faturas com antecedência

Fornecedores e prestadores de serviço costumam oferecer descontos tentadores para compras com pagamento antecipado. Se você estiver com os seus compromissos em dia, que tal aproveitar essa oportunidade? No fim das contas, você vai se surpreender com a diferença que isso faz no caixa do seu negócio.

Reduzir custos da empresa pode ser muito prático, basta observar os processos e os hábitos dos colaboradores. Se você agir dessa forma, certamente vai conseguir racionalizar as despesas e aumentar o fôlego da sua empresa durante os momentos de crise econômica.

O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário e assine a nossa newsletter para receber novidades!

Deixe um comentário