importancia da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta extremamente útil e bastante poderosa para o sucesso do negócio — desde que bem utilizada. E as aplicações não se limitam a grandes empresas: abrangem negócios de todo tamanho, o que certamente inclui as pequenas e microempresas.

Sendo assim, criamos este post para te ajudar a entender como a pesquisa de mercado para pequenas empresas pode ser útil. Confira!

Qual a função da pesquisa de mercado?

De uma maneira bem simples, esse tipo de pesquisa serve para que os gestores de uma empresa entendam o funcionamento do mercado. Todavia, para saber o que pesquisar, é necessário ter um objetivo definido — caso contrário, a pesquisa não terá utilidade.

A pesquisa de mercado pode ser elaborada para a obtenção de dados como o nível de satisfação do cliente, a melhoria de um produto ou processo e o lançamento de um serviço, por exemplo. Depois da definição do objetivo, os dados resultantes dessa pesquisa devem ser analisados para as tomadas de decisão.

Como a pesquisa afeta a empresa?

Para entender como os resultados de uma pesquisa de mercado podem influenciar nas decisões da empresa, confira alguns exemplos:

Nível de satisfação do cliente

Um cliente insatisfeito pode migrar para a concorrência e, é claro, isso não é desejável! Por isso, a pesquisa de mercado com esse objetivo é capaz de coletar informações relevantes que vão servir de termômetro.

Melhoria de um produto ou serviço

Se um produto ou serviço for melhorado, há grandes chances dos clientes ficarem mais satisfeitos. Sendo assim, pode haver uma recomendação do produto/serviço para possíveis clientes — prática que é sempre positiva para a empresa.

Lançamento de um produto ou serviço

O lançamento de um produto sem que a empresa saiba qual a sua necessidade ou a sua relevância para o cliente, pode levar a dificuldades de aceitação. Isso pode gerar uma insatisfação por parte dos consumidores que, de forma geral, esperam ter uma necessidade atendida.

Em tempos de dificuldade econômica e orçamentos limitados, ninguém quer pagar para ver a quantidade de erros de lançamento que a empresa pode suportar.

Investir na equipe ajuda na realização das pesquisas?

A pesquisa de mercado voltada para o cliente é, sem dúvida, um aspecto fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Entretanto, outro grande segredo de sucesso é manter a sua equipe bem amparada por algo que vai além de uma boa infraestrutura de trabalho.

Uma equipe produtiva, engajada e feliz resulta em um feedback significativo. Isso contribui para o processo de melhoria, inclusive na pesquisa de mercado para pequenas empresas.

Como vimos, esse tipo de pesquisa pode realmente ser uma ferramenta poderosa para o crescimento da instituição. A pesquisa de mercado para pequenas empresas pode auxiliar na obtenção de muito mais do que citamos aqui, como na apresentação das falhas nos processos, por exemplo. Para isso, basta definir o objetivo e avaliar os dados colhidos pela empresa.

E você, percebe a importância da pesquisa de mercado para pequenas empresas? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário