as-4-melhores-formas-para-fidelizar-clientes.jpeg

Muitos gestores não sabem, mas fidelizar clientes pode custar até 7 vezes mais barato do que conquistar um novo, segundo Philip Kotler, um dos maiores nomes do marketing no mundo.

Além disso, os clientes fidelizados correspondem a, em média, cerca de 20% do faturamento de uma empresa, de acordo com o Sebrae. Sem contar no poder que esses consumidores têm com a famosa propaganda “boca a boca“, indicando produtos e serviços para amigos e familiares.

Mas fazer com que um cliente volte a fazer negócio com a sua empresa nem sempre é tarefa fácil. É preciso dispor de algumas estratégias para que a conquista seja “alimentada” frequentemente.

Para te ajudar, a seguir, vamos dar 4 dicas fundamentais no processo de fidelização de clientes. Acompanhe!

1. Invista no bom atendimento

Talvez um dos pontos mais importantes a ser ressaltado é o atendimento ao cliente. Muitas empresas erram preocupando-se apenas com um bom atendimento no momento da compra, de forma a atrair o consumidor, e se esquecem de que o atendimento pós-venda é fundamental para que o cliente retorne à sua loja.

É imprescindível investir na preparação dos funcionários com cursos e treinamentos, de maneira que eles saibam atender e também solucionar os problemas que podem vir a ocorrer após a compra.

Além disso, é preciso dispor de diversos canais de comunicação para que o cliente entre em contato. Hoje em dia, existem várias ferramentas para isso, possibilitando que os clientes escolham a melhor forma para entrar em contato com a empresa: chat on-line, e-mail, telefone, redes sociais, entre outros.

2. Utilize a teoria de pirâmide invertida

Você já ouviu falar da teoria da pirâmide invertida para fidelizar clientes? Basicamente, nessa teoria, o cliente fica no topo da pirâmide em uma empresa, ou seja, todos os esforços são voltados para que ele fique satisfeito.

Vendedores, gestores, donos, e todos os profissionais envolvidos em um negócio têm como foco o consumidor, deixando como base os produtos, serviços, processos internos etc.

Na prática, essa valoração do cliente deve ser aplicada a um relacionamento de qualidade, ouvidorias, segmentação em marketing, equipe de vendas e atendimento bem preparadas, entre outros pontos que precisam ser identificados e melhorados, pensando exclusivamente no consumidor.

3. Crie programas de fidelidade

Todo cliente gosta de se sentir único e especial. Investir em ações como programas de fidelidade pode ser o caminho certo para mostrar o quanto ele é importante para empresa, oferecendo benefícios e tratamento diferenciado.

Veja algumas vantagens que você pode disponibilizar em um programa de fidelidade que podem ser maneiras também do cliente lembrar de você e dar um “empurrãozinho” para novas compras:

  • envie newsletters exclusivas;

  • antecipe lançamentos e ofertas de produtos;

  • dê cupons de desconto;

  • faça sorteios;

  • ofereça brindes.

4. Mensure a satisfação dos seus clientes

Não adianta apenas fazer ações visando a satisfação do cliente sem saber se, de fato, elas estão trazendo algum resulto. Portanto, é muito importante mensurar a satisfação dos consumidores para que seja possível fazer uma análise dos aspectos que podem melhorar e o que tem dado certo.

Já existem algumas ferramentas de pesquisa de satisfação excelentes, que ajudam a medir o contentamento dos consumidores sobre diversos aspectos da empresa, tendo como base a média do mercado.

E você, tem alguma dica que para fidelizar clientes e que dá muito certo? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário