como buyer personas podem aumentar satisfacao dos meus clientes

No marketing hoje, muito se fala das buyer personas, também chamadas simplesmente de personas. Elas são parte essencial da estratégia de divulgação de uma empresa e podem ajudar as ações de marketing a se tornarem muito mais certeiras.

Continue lendo e entenda quais são os benefícios que esse tipo de estratégia traz para as empresas e descubra como você pode criar as suas próprias buyer personas!

As buyer personas

De um modo simples, são o cliente ideal de uma empresa. Ou seja, aquela pessoa que reúne a maioria das características mais comuns observadas nos consumidores dos produtos e serviços de uma determinada marca.

As personas são personagens fictícios. Possuem nome, idade, profissão, uma breve biografia e diversos traços de personalidade. Suas informações são selecionadas a partir de dados e permitem um conhecimento maior do perfil geral e segmentado do público.

Os benefícios de se criar buyer personas

A grande vantagem da criação de personas é que elas permitem direcionar melhor as ações de marketing elaboradas para atrair e fidelizar clientes. Conhecer bem o público facilita na hora de compor mensagens, selecionar meios de divulgação, usar a linguagem e de definir que conteúdos serão abordados. Ou seja, adequar a campanha toda às vontades e expectativas do cliente.

O objetivo disso é aumentar o impacto das campanhas de marketing, tornando-as mais atrativas e melhorando seus resultados. E, por consequência, aumentando a conversão em vendas e lucro.

Dicas de como criar buyer personas

Muitas empresas trabalham com uma ou duas buyer personas. Assim, fica mais fácil definir pontos de estratégia. O ideal é criar as personas antes de começar a desenvolver as demais fases da campanha de marketing, pois, como dissemos, elas darão o norte.

Por isso, é importante não considerar “achismos” nesse processo, mas dados concretos. É comum que donos de empresa tenham uma ideia formada a respeito de seus clientes e é essencial deixá-la um pouco de lado para atingir resultados mais realistas.

Para desenvolver boas buyer personas, é necessário coletar a maior quantidade de informações possíveis a respeito dos clientes. Realize pesquisas visando identificar os traços mais comuns entre eles: profissão, faixa etária, sexo, objetivos, área de formação, dentre outros.

Procure identificar ainda traços de comportamento do público: o que ele procura no seu produto? Quais são as suas frustrações e desafios no trabalho? O que ele deseja da carreira? Essas e outras perguntas são importantíssimas na hora de definir as buyer personas da sua empresa. Você pode fazê-las, por exemplo, através de formulários para assinatura de newsletters, de sorteios ou de cadastramentos para promoções.

É interessante observar também como a persona age online: definir quais redes sociais e os tipos de site acessados com maior frequência, quanto tempo se passa navegando na rede, entre outras informações. Isso permite selecionar melhor os meios de divulgação e táticas que serão adotadas.

E então, ainda restam dúvidas? Pronto para criar as suas próprias buyer personas e tornar suas estratégias de marketing muito mais eficientes? Compartilhe suas ideias e dúvidas conosco nos comentários abaixo!

 

Deixe um comentário