como usar cadastro de clientes para otimizar atendimento

A busca incessante por uma estratégia capaz de aquecer as vendas é a tarefa essencial para todo bom empreendedor. Uma ótima dica é manter um relacionamento mais próximo com os consumidores através de informações que constam no cadastro de clientes. Você tem um? Ainda não? Confira o nosso artigo de hoje e saiba por que ele é tão importante.

O funcionamento do cadastro de clientes

O cadastro de clientes é um formulário simples e objetivo que contém: nome, endereço, e-mail, telefone, data de nascimento, sexo, enfim, você pode sugerir outros itens — dependerá do objetivo que você pretende alcançar. Tudo isso pode ser feito em uma planilha no Excel ou em algum programa especializado.

A importância de um cadastro de clientes

Segundo a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, 46% das pequenas e médias empresas não possuem um cadastro pronto e apenas 37% têm um arquivo completo e atualizado. Isto quer dizer que muitos estão desperdiçando uma forma de interagir com o seu público e vender mais.  

Imagine como é difícil conquistar a credibilidade na primeira venda. A partir da segunda, o vendedor passa a ser uma figura mais amigável, que inspira confiança, no entanto é preciso cultivar esse relacionamento para fidelizar o seu cliente. Para isso, você precisa se aproximar, demonstrar que se preocupa com o bem-estar dele.

A utilização de diferentes estratégias através de alguns canais

As informações do cadastro de clientes podem ser trabalhadas em diversas ações de marketing. É fundamental que você utilize essas ferramentas de maneira correta e organizada, para que as ações sejam de fato efetivas e tragam resultados positivos para a sua empresa. Conheça a seguir algumas destas ferramentas.

Número de telefone

Quem não gosta de um atendimento diferenciado? Você pode fazer uma simples ligação para parabenizar seus contatos que estão aniversariando e, se for o caso, informar sobre alguma novidade na sua empresa que possa interessá-los. O mesmo pode ser feito em outras datas comemorativas.

Mensagem via WhatsApp

Mensagens enviadas através do aplicativo WhatsApp precisam de cuidados, pois muitos as consideram invasivas. Por outro lado, algumas pessoas adoram receber informações no celular. É interessante que você divulgue um número exclusivo para uso do WhatsApp da empresa para quem quiser entrar em contato por essa ferramenta, muito útil para ser utilizada como SAC — Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Correspondência

O correio tradicional é muito útil para o envio de cartões, folders, revistas, panfletos, qualquer material impresso. Você pode organizar a periodicidade do envio desse material de acordo com as suas ofertas e estratégias de marketing.

Correio eletrônico

O e-mail é uma ferramenta de extrema importância no marketing. Você pode usá-lo para enviar informativos (newsletters), convidar alguém para curtir a fanpage da sua empresa no Facebook — entre outras redes sociais —, além de ser uma excelente oportunidade para fazer uma pesquisa de satisfação do cliente.

O primeiro passo para começar um cadastro do zero é promover uma reunião com a sua equipe. Explique como vocês colocarão o plano em prática, por exemplo: se você não tiver nenhuma informação registrada, o processo poderá ser feito no momento final da compra. Explique os objetivos da ação para que seus colaboradores possam transmitir segurança durante a interação. Fazendo isso, cada membro do grupo trabalhará com visão e objetivo comuns e, em pouco tempo, você terá um número considerável de clientes cadastrados.

Gostou das dicas? Deixe um comentário contando quais as estratégias de marketing você aplica ou pretende aplicar na sua empresa com auxílio do cadastro de clientes.

 

Deixe um comentário