atrair novos consumidores e captar clientes

Na atual conjuntura econômica, é natural que clientes mudem seus padrões de consumo para se adequar ao orçamento mais apertado. Com isso, o negócio que não conseguir conquistar o coração do consumidor e expandir a clientela vai sofrer os maiores efeitos da crise.

Nesse sentido, preparamos uma lista com 5 dicas básicas para que você possa se planejar e conquistar um público cada vez maior por meio da captação de clientes!

1. Conheça o seu mercado e a concorrência

A maioria dos empreendedores parece esquecer que o mercado e a concorrência não são imutáveis. Pelo contrário, é preciso estar sempre atento às mudanças de tendência para poder planejar boas estratégias.

Não basta conhecer bem a clientela. É essencial saber como pensam e quais as suas necessidades, que em geral mudam conforme a situação do mercado. Entender o padrão de compra dos seus consumidores, identificar seus valores e realidades sociais são fatores que devem ser levados em consideração na hora de preparar a linguagem a ser utilizada com o público. Mais do que isso, são informações a ser utilizadas para atrair novos nichos de mercado.

Quanto à concorrência, vale estar atento a como agem os líderes de mercado no setor. Saber quais são as técnicas que utilizam na abordagem dos clientes e entender semelhanças e diferenças entre seu público e o dos concorrentes pode te dar insights para a captação de clientes.

2. Invista no digital

Cada vez mais, é o mundo digital que define as tendências de mercado e quais as marcas que têm boa reputação. Atualmente é extremamente necessário ter uma presença digital se você quiser conquistar clientes. É preciso ter perfis atualizados e com a mesma identidade visual nas principais redes sociais. Uma fan page não é mais um diferencial, é uma necessidade.

Por outro lado, é necessário refletir sobre o e-mail marketing que, ao ser usado extensamente ou sem a autorização dos clientes, pode tornar-se Spam e gerar o efeito contrário ao desejado.

3. Use bem as redes sociais e seja interativo

Estabelecer um relacionamento com os clientes e potenciais consumidores por meio de ferramentas como as redes sociais é importantíssimo. Esclarecer dúvidas, conversar com os seus seguidores nas redes ou mesmo fazer eventuais promoções para estimular o engajamento são boas práticas que ilustram a importância que a marca dá aos seus clientes.

Dois bons exemplos são pedir a seus clientes que curtam a fan page e oferecer um pequeno mimo a ser sorteado a quem fizer o check-in no estabelecimento nas redes sociais.

E jamais se deve entrar em discussões com consumidores insatisfeitos nas redes sociais. Isso não vai fazer com que eles mudem de ideia sobre a marca, e é péssimo para captação de clientes.

4. Faça um atendimento personalizado

O melhor marketing que existe é o boca a boca, feito pelos clientes que, satisfeitos com o produto ou serviço oferecido, fazem propaganda positiva da marca.

Nesse sentido, além da qualidade do produto e do serviço prestado, é crucial a realização de um bom atendimento. Deve-se manter o foco em preparar bem o time de vendedores para a realização de um atendimento que se preocupe em satisfazer as necessidades e anseios do cliente.

Um bom atendente deve ter autonomia para oferecer pequenas regalias aos consumidores, como adiantar um pouco o prazo de entrega ou oferecer um pequeno desconto. Saber ouvir o consumidor e negociar bem devem ser requisitos básicos para a função. E claro, não se deve fazer promessas que não possam ser cumpridas.

5. Realize promoções e otimize sua captação de clientes

Muitos negócios passam por momentos de baixa nas vendas. Em alguns setores, essas baixas são até mesmo sazonais. Uma loja de roupas e acessórios para surfistas certamente terá maior fluxo de vendas no verão.

Saber fazer promoções em momentos mais fracos pode impulsionar as vendas. É importante saber chamar a atenção dos clientes. Para isso, dar vantagens como descontos pontuais e progressivos (maior desconto em maiores compras), reduzir juros ou ainda dar brindes pode trazer bons resultados.

Gostou de saber mais sobre captação de clientes? Então siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de outras novidades de vendas e negócios!

Deixe um comentário