dificuldades na gestao de empresas familiares

A PwC, empresa de consultoria com renome internacional, divulgou uma pesquisa em 2016 sobre as expectativas da futura geração dos líderes de empresas familiares. Os dados apontam que a maioria se mostra empenhada em alcançar experiência e qualificação no mercado, mas afirma que é preciso ter desenvoltura para lidar com as questões de gestão.

Você já desenvolveu uma estratégia para superar esses problemas e agregar competitividade para sua empresa no mercado? Saiba que algumas políticas podem mudar positivamente o trabalho que você desenvolve.

Pensando nisso, selecionamos, neste post, as principais dicas para driblar os desafios na gestão de empresas familiares. Acompanhe!

Valorize a disciplina

Um dos maiores problemas nesse tipo de administração é saber separar o trabalho dos conflitos pessoais, mas isso não significa, por exemplo, que o gerente precisa ser incompreensível e simplesmente ignorar qualquer problema dos sócios ou funcionários.

A regra aqui é que você pondere e saiba distribuir de forma saudável a flexibilidade, evitando que isso atrapalhe na produtividade da equipe. Os membros da família também podem fazer um acordo comum para evitar assuntos pessoais durante o horário de trabalho.

Promova treinamentos

Investir no desenvolvimento dos seus funcionários pode reduzir grande parte dos conflitos internos da empresa. Além disso, um treinamento planejado fornece direcionamentos mais precisos para a carreira de cada membro da família e otimiza a aceitação dos outros empregados, evitando que procurem oportunidades na concorrência.

Os benefícios se estendem para a qualidade do seu produto final e dos lucros do negócio, portanto, o você colherá rapidamente os frutos dessa metodologia de sucesso.

Reconheça o bom desempenho

Os administradores costumam ter tanto foco nos resultados que acabam esquecendo de elaborar um programa de avaliação profissional na empresa familiar, mas é necessário ter ainda mais atenção quando estamos diante desse contexto. Acompanhar as metas individuais é algo que faz parte de uma boa metodologia de gestão.

A sugestão é implementar práticas de remuneração com base nos resultados. A empresa pode economizar com os salários fixos e ainda melhorar o nível de engajamento dos colaboradores.

Aprenda a lidar com as diferenças

Alguns membros da futura geração de líderes acabam seguindo a carreira se espelhando na antiga gestão, enquanto outros assumem o cargo de gerência com o único objetivo de promover grandes mudanças para o negócio.

De um modo ou de outro, aqueles que entendem as diferenças e são capazes de trabalhar em equipe atingem o sucesso com muito mais facilidade. Isso vale, inclusive, para pequenas mudanças, como práticas de relacionamento com a equipe, fornecedores e clientes.

Acompanhe as tendências do mercado

O maior diferencial que a administração de empresas familiares pode almejar é ampliar a visão do mercado. Ressaltamos que a tecnologia é a ferramenta ideal para tornar isso possível, já que oferece segurança para os dados corporativos, permite elaborar estratégias de planejamento e potencializa a visão que os consumidores têm do seu negócio.

Quer fazer parte da nova geração de líderes? Então confira este post sobre como vencer os desafios no processo de fidelização do cliente!

Deixe um comentário