como melhorar os funcionarios

Por meio de pesquisas de satisfação, uma empresa tem como conhecer mais seus clientes, saber se os produtos e serviços que oferece estão de acordo com as expectativas do seu público, além de uma série de outros dados importantes — que podem ser usados para melhorar uma ou várias características da empresa.

Sendo assim, a escolha das perguntas é uma etapa extremamente importante na criação de um formulário. Da mesma forma, é necessário saber como testar a pesquisa de satisfação para antever se a estratégia vai ser eficaz, se as questões escolhidas estão alinhadas ao objetivo final e se tudo vai funcionar corretamente.

Para saber se o objetivo do seu formulário vai ser alcançado, separamos 5 dicas sobre como testar a pesquisa de satisfação antes de enviá-la aos seus clientes. Confira!

Verifique possíveis erros no formulário

Antes de enviar a sua pesquisa, é preciso conferir todos os elementos que a compõem e atestar a ausência de erros. Se o formulário foi elaborado por meio do Google Docs, por exemplo, vale conferir se o documento está configurado corretamente e, principalmente, se as respostas que você obteve estão de acordo com o planejamento.

Uma boa dica para saber se está tudo certo com o seu formulário é pedir para pessoas próximas a você responderem as questões propostas.

Certifique-se que o formulário não está muito extenso

Muitos entrevistados abandonam a pesquisa no meio do caminho pelo fato do formulário apresentar questões demais — o que acaba tornando o processo cansativo. Uma maneira de saber se a sua pesquisa não está massante é testá-la com um pequeno grupo de entrevistados antes de enviá-la para todos os seus clientes.

Responda também a pesquisa

Respondendo sua própria pesquisa de satisfação, é possível saber quanto tempo as pessoas vão demorar para concluir a atividade. Sendo assim, leia as questões em voz alta e responda-as normalmente. Dessa forma, você poderá apresentar um tempo estimado para a conclusão da pesquisa e, se for o caso, diminuir esse tempo para otimizar o processo.

Teste se o e-mail está chegando corretamente

Algumas plataformas oferecem a possibilidade de enviar um e-mail teste para saber se a pesquisa está sendo enviada corretamente para seus clientes. Dessa forma, inscreva o seu próprio e-mail para receber a pesquisa e verifique se a plataforma está enviando corretamente a mensagem.

Visualize sua pesquisa

Antes de enviar a sua pesquisa de satisfação para seus clientes, é essencial visualizá-la em diferentes navegadores web, bem como em dispositivos móveis (como tablets e smartphones). Como a intenção é que grande parte do seu público consiga visualizar a pesquisa corretamente e respondê-la, é necessário fazer esses testes.

Uma vez que os dados foram colhidos por meio da pesquisa de satisfação de clientes, o próximo passo é analisá-los e descobrir como eles podem ser aplicados para a melhoria do seu negócio. Se a sua pesquisa foi direcionada para saber a aceitação de determinado produto ou serviço, por exemplo, a opinião dos clientes deve determinar como a empresa vai trabalhar para satisfazer suas necessidades.

Saber como testar a pesquisa de satisfação é muito importante para que os resultados planejados pela instituição sejam alcançados. Você conhece mais alguma dica sobre o assunto? Deixe um comentário!

Deixe um comentário