dicas para aumentar as vendas

É incrível como a maneira de vender produtos e serviços tem mudado nos últimos anos. A entrada constante de novos competidores e produtos similares, a mudança na forma de comprar dos clientes… Esses e muitos outros desafios moldam a rotina de quem atua na área comercial. Para esses profissionais, não restam dúvidas quanto à importância de desenvolver estratégias e métodos para tentar aumentar as vendas, reduzir custos e aprimorar os resultados do empreendimento.

Encontrar os clientes certos para a aquisição dos seus produtos ou serviços é parte crucial no processo de vendas. Estar presente e pronto para atender quando seus clientes precisam de você também. E o que mais pode contribuir?

Separamos, neste post, 4 dicas para ajudar você a aumentar suas vendas. Acompanhe!

1. Defina quem é o seu cliente

Busque definir o perfil do seu cliente. Comece explorando os dados demográficos e comportamentais, depois vá além: pense nos seus desejos, nas características, nas preferências, na linguagem e no que mais for possível.

Nas estratégias de marketing digital, esse processo de construção do perfil especial do cliente é chamado de criação da persona, e auxilia muito no direcionamento de ofertas, na abordagem e na evolução do contato. Pense na sua persona: quem é o seu verdadeiro cliente e o que ele espera de você?

Uma dica: utilize ferramentas para captar e manter os dados do seu cliente. Plataformas de pesquisa de mercado on-line e softwares de CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente) fazem uma bela dupla para atender a esses requisitos.

2. Aprimore e apresente sua vantagem competitiva

O cliente de hoje tem muitas opções de fornecedores e informação em grande quantidade para tomar suas decisões. Ajude o seu cliente a te conhecer: apresente, de forma clara, suas vantagens competitivas e sua proposta de valor única, que é o que diferencia você dos seus competidores.

Esteja sempre disposto a evoluir sua vantagem competitiva para que ela continue sendo realmente uma vantagem. Pesquise, ouça seus clientes e não perca tempo na hora de implementar mudanças.

3. Desenvolva as técnicas de negociação

Negociadores de verdade estão sempre preocupados com um resultado que seja favorável para ambas as partes, e, buscando o ganho mútuo, eles acabam criando um círculo de relacionamentos mais duradouros e mais pautados na confiança.

Os grandes negociadores compartilham algumas características: eles investigam a outra parte para descobrir o que ela realmente precisa, são pacientes e se preparam muito para as situações que possam ocorrer durante o processo de negociação. A era da negociação agressiva não combina mais com o consumidor de hoje, que se mostra ávido pelo compartilhamento de informações e clareza nos termos do acordo. Pense nisso!

4. Utilize conteúdo e marketing digital

Existem inúmeras maneiras de fazer com que seus produtos, serviços e ideias cheguem até os seus clientes. Mas o grande desafio de hoje é como fazer com que seus clientes cheguem até você. Sendo assim, como tornar-se uma referência no assunto, posicionar seu mix de produtos, divulgar seu conhecimento e atrair consumidores que precisem de você? A resposta, hoje, está nos conceitos do marketing digital.

Aposte em divulgação por meio das mídias sociais, dos blogs e dos sites. Invista na educação dos seus consumidores, da sua persona, e ela certamente reconhecerá sua preocupação em fornecer informação relevante e seu conhecimento sobre os assuntos abordados. Dessa forma, seu cliente vai lembrar de você e procurá-lo quando houver o desejo ou a necessidade dos produtos e serviços que você oferece.

Essas dicas são uma pequena amostra do potencial existente na jornada de compras dos clientes. Fique atento ao comportamento do seu cliente e à evolução do mercado. Experimente as nossas dicas para aumentar as vendas e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando conteúdos similares a este — tem sempre alguma novidade!

Deixe um comentário