tipos de pesquisas de mercado

O tipo de informação que se pretende reunir sobre seus clientes, sobre o mercado ou os concorrentes irá influenciar os métodos de pesquisa que você escolher.

Existem diferentes maneiras de reunir informações (a partir de fontes primárias, que são formadas por dados nunca coletados antes, ou secundárias, que são constituídas de dados  já existentes) e diferentes tipos de informação (quantitativos e qualitativos).

Você pode usar qualquer combinação dessas abordagens de tipos de pesquisa de mercado para obter os resultados necessários, basta apenas saber fazer as perguntas corretas.

No post de hoje, vamos abordar os principais tipos de pesquisa e como você pode fazê-las. Acompanhe!

Segmentação de mercado

Os estudos de segmentação de mercado que descrevemos são, geralmente, perguntas de pesquisas que visam captar necessidades, valores, atitudes, comportamentos e demografia. Uma empresa pode, também, querer analisar dados tais como o tamanho da empresa, as receitas e a categoria de produtos — que são relevantes para a indústria em questão.

O marketing não pode efetivamente falar com todo o tipo de pessoa ou empresa ao mesmo tempo, de modo que um dos principais objetivos da segmentação do mercado é permitir táticas de marketing mais eficientes.

Pesquisa de produto

Uma compreensão detalhada de como seu produto atende (ou não) às necessidades do seu cliente é fundamental para o desenvolvimento de produtos e o marketing. Logo, esse tipo de estudo de mercado deve ser realizado ao longo da vida de um produto.

Com esses tipos de pesquisa de mercado, você deve ser capaz de estar informado para seguir (ou não) em frente com novos recursos e produtos antes do lançamento, salvando, assim, seu capital, seu tempo e seu esforço.

Pesquisa de publicidade

Assim como a pesquisa de produtos, os testes das suas campanhas de publicidade podem fazer você economizar tempo e recursos valiosos. Ao tornar as campanhas potenciais diretamente para o seu público e medir a sua resposta, você pode se concentrar na criação de publicidade realmente impactante.

Análise de satisfação e lealdade

Os clientes satisfeitos não são, necessariamente, clientes fiéis, mas de forma consistente, medir a satisfação do cliente é uma ótima maneira de aumentar a retenção dos mesmos.

Esse tipo de pesquisa tem como objetivo identificar os fatores chave na satisfação e medir a probabilidade de os clientes continuarem a utilizar os produtos e serviços de uma empresa.

Pesquisa de conhecimento da marca e alcance

Ao realizar análises regulares bem definidas e conscientes da marca, você pode manter o controle sobre o quão eficaz realmente são suas campanhas de marketing. Quando bem feitos, esses levantamentos de consciência da marca podem ajudar a medir:

Lembrança da marca

Os clientes lembram-se espontaneamente da sua marca ou eles pensam primeiro em um concorrente?

Reconhecimento da marca

Quando apresentada com uma lista de marcas, o público reconhece a sua como uma opção respeitável?

Identidade da marca

Identidade é o que você, com uma equipe de marketing, cria. É importante para determinar se seus esforços estão sendo bem-sucedidos.

Imagem de marca

Enquanto a identidade é criada pela própria marca, a imagem é baseada apenas na percepção do cliente.

Marca de confiança

Em uma era de violação de dados, manter o controle sobre seus níveis de confiança na marca é fundamental. Se a sua marca não parece confiável, você terá dificuldade em reter clientes.

Fidelidade à marca

Os clientes leais podem se tornar propagadores da marca, mas você precisa constantemente acompanhar os níveis de fidelidade para determinar a frequência com que essa transformação está acontecendo.

Pesquisa de preços

Essa pesquisa permite aos clientes escolherem entre produtos diferentes, com características únicas e preços distintos. Normalmente feita por meio de análise conjunta, essa pesquisa pode ajudar a identificar quais recursos são mais valiosos para o seu público e o quanto eles estariam dispostos a pagar por eles.

Combinados a uma pesquisa básica sobre os preços dos seus concorrentes, esses insights podem ser uma vantagem distinta na precificação dos seus produtos e serviços.

Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!

Deixe um comentário