descubra-as-3-razoes-que-fazem-perder-clientes.jpeg

A concorrência está cada vez maior em todos os setores do mercado, e a consequência disso são os preços mais baixos dos produtos e serviços, além da grande variedade oferecida de itens de todos os segmentos. Quem ganha com isso é o consumidor, que tem mais opções, ficando o desafio para as empresas de dispor de diversas ações para conquistá-lo.

Como o cliente tem um forte poder de escolha nas mãos, qualquer processo errôneo durante uma venda pode botar tudo a perder, fazendo com que ele desista e opte por realizar a compra no concorrente.

Você deve estar pensando: “mas o que temos feito de errado na empresa que pode estar acarretando a perda de clientes?”. Essa é uma pergunta que deve ser feita com frequência de maneira que se repense as estratégias e a forma de atendimento para que seja possível realizar as alterações de processos que não têm obtido sucesso.

Felizmente alguns fatores são simples de decifrar nessa perda de clientes, e podem ser seu “pontapé” inicial para analisar o cenário atual do seu negócio. A seguir descubra as 3 razões que podem estar fazendo sua empresa perder clientes.

1. Má qualidade do atendimento

Lembre-se que é por meio do atendimento que você vai iniciar uma relação com o cliente e convencê-lo a comprar o produto ou o serviço que ele deseja naquele momento. Um dos grandes erros nessa hora é o vendedor não conseguir sanar as dúvidas, ter um tratamento inadequado, falta de atenção e atrasos no atendimento com o cliente. Tudo isso faz com que o consumidor se sinta frustrado e desrespeitado, e o resultado disso é a perda constante de vendas.

Todos esses problemas podem ser resolvidos facilmente quando a empresa investe em treinamento para os funcionários, de forma que os ensine o modo como tratar e a esclarecer todas as dúvidas prováveis dos clientes. Assim o cliente se sente seguro e satisfeito em realizar uma compra. Além disso, com profissionais preparados os processos automaticamente tendem a ficar mais rápidos.

O pós-venda também não pode ser esquecido. É muito importante disponibilizar canais de atendimento ao cliente como chat on-line, e-mail, telefone, para que ele possa entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou reclamação a fazer depois da aquisição do produto.

2. Preços muito elevados

Já foi falado aqui sobre como a concorrência está cada vez mais feroz, e isso impacta diretamente no preço. Ora, se há mais lojas vendendo o mesmo produto da mesma marca com preços inferiores, por que não comprar de uma loja que o item está mais barato? Portanto, não “pese a mão” nos preços.

É verdade que até o produto chegar na loja há um longo processo para estar ali, além dos gastos com funcionários, aluguel, marketing, entre outras despesas que são indispensáveis para o bom funcionamento de um estabelecimento. E tudo isso deve ser levado em conta, mas é preciso atentar-se e fazer uma análise de concorrência com o restante do mercado para chegar em um preço justo para o cliente e para a sua empresa.

3. Baixa qualidade dos produtos e serviços

De nada adianta sua empresa ter profissionais qualificados, atendimento impecável e preços incríveis se constantemente os clientes ficam insatisfeito com produtos e serviços com baixa qualidade.

Você pode até conquistá-lo à primeira vista com a possibilidade de fazer preços abaixo do mercado por serem itens inferiores, mas terá grandes problemas com consumidores que provavelmente vão reclamar e solicitar o reparo ou troca de produtos.

Isso quer dizer você vai gastar muito mais com a responsabilidade de garantia dos produtos, além do seu negócio ficar com uma péssima fama, somente com opiniões negativas sobre os produtos vendidos.

Nesse caso, mesmo que seja necessário vender produtos com um preço mais elevado diante da sua qualidade, é melhor do que correr o risco de passar por esse tipo de situação. O importante é estar atento e cobrar o justo para ambas as partes.

Gostou do nosso artigo sobre as razões que podem fazer sua empresa perder clientes? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário