importancia do pos venda

Os clientes do século XXI estão muito mais exigentes, eles gostam e esperam ser bem tratados durante todo o seu relacionamento com a empresa. Porém, é comum esses consumidores se decepcionarem com as marcas, pois o bom atendimento recebido no ato da compra do produto ou serviço, muitas vezes, não é o mesmo no pós-venda.

Estratégias efetivas de pós-venda ajudam a fidelizar clientes, já que eles percebem  a seriedade e a importância que a empresa dá aos seus consumidores mesmo após o fechamento de um negócio, criando uma relação sólida e que certamente renderá futuras compras e uma propagação positiva da empresa.

No entanto, muitas corporações acreditam que para investir em pós-venda é necessário uma grande equipe e muitos recursos. Realmente, ter profissionais qualificados e contar com recursos financeiros é um grande diferencial, mas para que o pós-venda seja efetivo e traga resultados satisfatórios para a corporação, é preciso se aproximar do cliente, afim de identificar as suas necessidades  e expectativas de consumo.

A importância do pós-venda já é comprovada e se você quer implementar ou mesmo aprimorar o pós-venda em sua empresa, confira as dicas e estratégias que separamos para ajudar a impulsionar o seu negócio!

Cumpra com o prometido

Para fidelizar um cliente é preciso que a experiência dele com a marca seja totalmente satisfatória e honesta. Por isso, é preciso ficar atento ao padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos e aos prazos acertados, garantindo  que seja entregue o que realmente foi requisitado pelo consumidor. O primeiro passo do pós-venda é superar as expectativas do cliente já durante a compra.

Interaja com o seu consumidor

Imagine que a sua empresa estava realizando um processo de negociação. Eram telefonemas, e-mails e mensagens trocadas regularmente com o prospect. Depois desse longo processo, a sua empresa concluiu a venda com êxito. Então, termina aí a interação com o cliente,  certo?

Não. O ato da venda é apenas mais uma etapa de interação com o cliente. Manter reuniões para o acompanhamento do uso do produto ou serviço, trocar e-mails sobra a experiência com a marca ou mesmo ligações esporádicas para saber o grau de satisfação do cliente, por exemplo, são ótimas maneiras de se relacionar com o consumidor no pós-venda, mostrando a ele que a empresa está preocupada com a sua experiência de compra e aberta a recebê-lo novamente.

Essa comunicação mais próxima com o cliente torna o pós-venda mais escalável, além de ser uma estratégia de marketing mais envolvente.

Ofertas exclusivas para os clientes antigos

O consumidor fiel, aquele que compra regularmente os produtos ou serviços de sua empresa, precisa ser recompensado por ter escolhido e confiado em sua companhia. É interessante oferecer a eles presentes e pequenas lembranças em datas especiais, como Natal, Páscoa ou mesmo no aniversário do cliente. Essa iniciativa é muito eficiente para engajar os consumidores antigos com a marca no pós-venda.

O que pode prejudicar o pós-venda?

O pós-venda é uma chance valiosa de estreitar laços e tornar o consumidor um parceiro fiel da empresa. Utilizar esse recurso apenas para estimular a venda de produtos e serviços, enviando centenas de e-mails marketing aos clientes, certamente, fará com que a companhia não seja bem vista pelo consumidor, que perderá a confiança no profissionalismo da empresa.

Aproveite os contatos do pós-venda para perguntar sobre o grau de satisfação do cliente, se ele recomendaria a empresa e para resolver qualquer demanda que surgir. Após essa interação, ofereça a ele descontos ou novos produtos de sua empresa, caso perceba uma abertura do consumidor para tal ação.

O pós-venda é um importante serviço de fortalecimento da empresa e fidelização de clientes.  E você, já realiza alguma ação para engajar seus consumidores? Se sim, compartilhe conosco a sua experiência nos comentários!

Deixe um comentário