entenda-as-particularidades-da-pesquisa-de-satisfacao-para-negocios-b2b.jpeg

A meta primordial de uma pesquisa de satisfação é saber, de forma estatística — e, portanto, científica —, o que os seus clientes pensam da empresa e o que eles desejam consumir. Quando obtemos essas respostas, fica muito mais fácil conquistar e manter o público-alvo, não é mesmo?

Quando você entender as particularidades da pesquisa de satisfação para o seu negócio B2B, verá que não se trata de um gasto extra, mas de uma oportunidade.

Descubra que o feedback é um instrumento de mudanças

Mudar é uma tarefa complicada e arriscada, mas é preciso se transformar. E mais: no mercado atual, mudar é uma questão de sobrevivência. Se a sua empresa B2B quiser ouvir a opinião dos clientes mais importantes, ela terá um amplo feedback para basear suas mudanças. A pesquisa de satisfação funciona como um bússola que, em vez de apontar para o norte, aponta para o futuro.

Trabalhe por uma B2B mais inteligente

Imagine uma empresa que faz pesquisa de satisfação todos os anos. Agora imagine a quantidade de dados que essa empresa possui. Por meio de uma técnica estatística chamada Análise Regressiva, a sua empresa pode verificar o que, de fato, torna um cliente comum em um cliente fiel. Geralmente não é o que as pessoas pensam.

Entenda que clientes diferentes possuem necessidades diferentes

Você vai ouvir a opinião dos clientes mais importantes e perceber que as necessidades são diferentes. Não existe somente uma resposta para a questão. De posse desses dados, a sua empresa consegue planejar ações milimetricamente apuradas.

Faça com que o negócio B2B esteja mais próximo dos clientes

A pesquisa de satisfação também pode ser uma ferramenta de caça erros. Suponha que a sua cliente mais antiga continua sendo chamada de senhorita em todas as correspondências, mesmo prestes a completar bodas de casamento. Ou que o nome de um dos seus melhores clientes é escrito com “Z” mas alguém achou que era com “S”. Todos esses detalhes vêm à tona para poderem ser corrigidos.

Tenha uma equipe mais unida

O ideal é que os funcionários mais antigos da empresa possam analisar o feedback da pesquisa de satisfação. Eles são os mais preparados para dar início às mudanças da forma mais orgânica possível. Esse processo vai exigir trabalho em equipe e quebra de barreiras, o que naturalmente unirá um grupo que tem algo em comum: mais tempo de casa.

Tome decisões em tempo real

Uma pesquisa pode incluir opções em que o cliente tenha espaço para falar de um problema atual ou de uma preocupação diária. Isso previne que tais situações se tornem críticas no futuro. É também uma forma de economizar recursos, já que o problema pode ser derrotado antes de virar um bicho de sete cabeças.

Não existe uma forma mais eficaz para entender as relações entre empresa e cliente do que uma pesquisa de satisfação. E hoje em dia, não há mais desculpas na hora de contratar um serviço de qualidade para a pesquisa da sua empresa, pois a internet democratizou o acesso e diminuiu os custos. Ferramentas digitais estão à sua disposição!

Gostou das nossas dicas sobre as particularidades da pesquisa de satisfação para negócios B2B? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe um comentário