como criar clientes apaixonados pela empresa

No post de hoje, vamos falar sobre marketing de defensores, que nada mais é do que a famosa propaganda boca a boca. Não é novidade nenhuma que este tipo de propaganda é de longe a mais eficiente e que tem maior poder de influência na decisão de compra do consumidor. Por isso, confira a seguir a importância desta estratégia para a sua empresa!

O que são defensores da marca?

Os defensores da marca são clientes que tiveram uma experiência positiva e ficaram altamente satisfeitos com o produto ou serviço adquirido. Dessa forma, compartilham sua experiência e satisfação nas redes sociais e indicam seus produtos em seu círculo de amigos e familiares. Eles estão engajados com a marca e são apaixonados pelo que é oferecido pela sua empresa.

Por que o marketing de defensores é importante?

Pesquisas apontam que a maior parte das pessoas prefere comprar um produto ou contratar um serviço se for indicado por um amigo ou conhecido, pois confiam mais na indicação de alguém do que na publicidade feita pelas empresas. Então, ter pessoas que defendem sua marca é muito importante.

Com o crescimento do número de pessoas com acesso à internet e redes sociais, as informações são repassadas de forma muito rápida. Se um cliente fizer um elogio à sua marca ou nas redes sociais, várias pessoas visualizarão aquele conteúdo e serão influenciadas no processo de compra.

Como conseguir defensores para minha marca?

Faça com que seus clientes se apaixonem pela sua marca, ao ponto de virarem seus verdadeiros fãs. Ofereça produtos de qualidade e tenha um excelente atendimento na venda e no pós-venda, conheça bem seu cliente e tenha um relacionamento positivo com ele.

Mas não espere que o cliente vire um defensor de sua marca apenas por estes motivos, ofereça algo em troca. Eles devem ser estimulados a falar de sua marca em sua rede de relacionamentos ou nas redes sociais.

Ofereça um prêmio, desconto em um produto para caso de clientes que indiquem os amigos. Para cada indicação que resultar em venda, o cliente recebe um bônus em dinheiro.

Peça o cliente para marcar os amigos em determinado post e deixe um link para que ele possa ser direcionado ao site onde poderá fazer um cadastro ou efetuar a compra, no caso de um e-commerce. Para cada cliente indicado que comprar, seu defensor ganha pontos, para no final concorrer a um brinde especial. Se sua empresa é do ramo de turismo, o cliente pode acumular pontos para ganhar uma viagem.

Não se esqueça de oferecer condições diferenciadas também para quem é indicado. Se o consumidor conhecer sua marca através de indicação e gostar do atendimento, ele também poderá ser um defensor de sua marca. Mas, para isso, ele deve ter um atendimento diferenciado desde o início.

Abra concursos para os consumidores darem sugestões para novos produtos ou serviços e premie os escolhidos. Bonifique seu cliente de acordo com o resultado das vendas do produto o qual ele sugeriu. Isso fará com que ele se torne cada vez mais conectado com sua marca e a recomende cada vez mais.

E você, conhece mais alguma sugestão para as estratégias de marketing de defensores? Como utiliza esta estratégia na sua empresa? Deixe seu comentário no post!

 

Deixe um comentário