o-que-e-marketing-de-relacionamento-aprenda-como-usar-essa-estrategia.jpeg

Os empresários de hoje já entenderam que manter um cliente satisfeito é muito mais rentável e eficaz do que sempre ter que prospectar novos consumidores. Por isso mesmo, é comum vermos empresas das mais diversas áreas investindo no marketing de relacionamento e na fidelização.

No entanto, isso não é uma tarefa simples. Com um mercado competitivo e um público cada vez mais exigente, é preciso agir com muita inteligência para que essa estratégia dê certo. Quer entender melhor esse conceito e aprender a usá-lo? Então confira o conteúdo a seguir!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento pode ser entendido como um conjunto de ações que uma empresa adota para melhorar e ampliar a sua relação com seus clientes, criando uma percepção de vínculo positiva. O grande objetivo é fazer com que o público se torne fiel aos produtos ou serviços, transformando-o em parceiros.

Em outras palavras, é o processo de garantir satisfação contínua aos consumidores, que deverão ser identificados, comunicados, estimulados e valorizados. Todas as atividades, do marketing até as ações internas, devem estabelecer, desenvolver e promover uma troca relacional bem sucedida.

Quais as melhores ações de marketing de relacionamento?

Conheça bem os seus clientes

O primeiro passo para uma boa estratégia de marketing de relacionamento é conhecer bem os seus clientes. Por essa razão, manter um banco de dados com informações atualizadas é fundamental. Além de investir em pesquisas de satisfação e ficar atento aos comentários e resenhas do seu site e das redes sociais, investir em um software de CRM (Gestão de relacionamento com o cliente) pode ser bastante útil.

O programa poderá ajudá-lo na gestão da sua relação com o seu público, pois reúne o histórico de compras e os detalhes que você conseguir captar em um só local, deixando tudo centralizado e de simples acesso. Hoje, o mercado dispõe de vários tipos desse software e você pode começar dos mais simples e, aos poucos, ir evoluindo para um mais sofisticado.

Institua um programa de fidelidade

Programas de fidelidade também são excelentes estratégias de marketing de relacionamento. Você deve priorizar e valorizar os clientes fiéis, pois eles são os que possuem a mais alta rentabilidade e o melhor retorno para o seu negócio. O melhor de tudo é que, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso gastar muito dinheiro na sua execução.

Entre as principais ações de um programa de fidelidade estão aplicação de descontos (você pode priorizar produtos que estejam sobrando no estoque), criação de combos, abatimento no frete e cupons para brindes e presentes.

Lembre-se de que essa tática deve ser bem estruturada e ter regras definidas para que todos entendam o que deve ser feito para ganhar o benefício.

Amplie os canais de comunicação

Ampliar os canais de comunicação é fundamental nos dias de hoje, especialmente para quem quer reforçar a presença da sua marca e aumentar os índices de satisfação dos consumidores.

Além do tradicional telefone do SAC, que deve estar explícito no seu site, é interessante usar a internet a favor da sua empresa.

Os chats on-line já são uma tendência solidificada e reduzem o número de funcionários direcionados para receber ligações, pois um único colaborador pode atender muito mais clientes digitalmente. Contatos por e-mail também devem ser estimulados, pois é mais fácil atender às demandas dos compradores. Por fim, cogite o uso de aplicativos de comunicação, pois essa está se tornando a forma favorita de contato de muita gente.

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre o marketing de relacionamento? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe um comentário