como deixar um cliente satisfeito

A satisfação do cliente é uma prioridade para todo empreendedor que deseja ser reconhecido pela excelência dos serviços. Segundo uma pesquisa feita pela Harvard Business Review, cerca de 68% das pessoas estão insatisfeitas com o atendimento prestado. É um número alto, você não acha? Para escapar desse índice, continue a leitura e saiba como deixar seu cliente satisfeito!

Tenha uma equipe de vendas capacitada

Pode parecer óbvio, mas uma equipe de vendas preparada faz toda a diferença. Vender requer técnicas e habilidades — e a simpatia, o poder de persuasão e a boa vontade em ajudar influenciam diretamente na forma com que a negociação é conduzida.

A sua equipe deve ser alegre, dinâmica, proativa e capaz de resolver problemas com ética e profissionalismo. O cliente está em busca de soluções, e gosta de saber que existe alguém capaz de ajudá-lo.

Mantenha o ambiente sempre limpo

Quando o lugar é aconchegante, o cliente se sente tão à vontade que o tempo passa e ele nem percebe. Sua empresa deve ser impecavelmente limpa, oferecendo boa iluminação e ambiente climatizado. Dependendo do tipo de negócio, o espaço pode abrigar uma sala de espera com revistas, música e TV — ou até mesmo um espaço infantil. Use a criatividade!

Preze pela qualidade dos serviços e/ou produtos

Tenha sempre muita atenção na qualidade de tudo o que sua empresa oferece, antes de fazer a aquisição. Pesquise, se informe, leia o que estão comentando sobre o assunto e busque trabalhar com os melhores fornecedores. Excelência é a palavra-chave para o sucesso com o cliente.

Procure cobrar um preço justo

A menos que o seu produto ou serviço seja algo muito diferenciado, faça o possível para cobrar um preço que não esteja nem acima, nem abaixo da média. O preço pode ser uma grande causa de insatisfação — por outro lado, tome muito cuidado com descontos que comprometem a sua margem de lucro.

Cumpra o que foi prometido

É imperativo que você seja honesto sempre! Se o cliente solicitou um produto que estava em falta e você afirmou que a nova remessa chegaria em menos de uma semana, cuide para que aconteça dessa forma. Se houver um imprevisto, entre em contato relatando o acontecido. O cliente adora ser tratado com atenção.

Mantenha canais de comunicação

Uma das coisas que causam transtorno para o cliente é a dificuldade de comunicação com a empresa — muitas ainda estão utilizando um número de telefone fixo para contato, quando o resto da humanidade usa o aparelho celular. Mantenha e divulgue um canal de fácil acesso, como o número de WhatsApp da empresa, entre outros.

Faça algo a mais — surpreenda

Pequenas estratégias de marketing podem ser trabalhadas para encantar o cliente. Entregar rosas vermelhas no Dia das Mães ou no Dia da Mulher, distribuir pirulitos às crianças no Dia das Crianças, oferecer uma bebida quente em um dia muito frio, entregar o produto antes do prazo quando o cliente tem pressa, etc.

Entregando ao cliente mais do que ele esperava, você irá tornar aquele momento um pouco mais especial, o que fará com que você seja lembrado positivamente.

Seja humilde e peça feedback

Você pode colocar todas essas ações em prática e, ainda assim, ter dúvidas quanto à satisfação dos seus clientes. É normal! Para sentir-se mais seguro, uma ótima opção é colocar em prática uma Pesquisa de Satisfação do Cliente — um formulário com perguntas abertas ou fechadas que leva em consideração o tipo de serviço ou produto, o público-alvo e, principalmente, as informações que precisam ser extraídas.

Através dessa Pesquisa, que é preenchida pelo cliente, você terá um diagnóstico poderoso, capaz de transformar todas as deficiências em oportunidades — e, com isso, permitindo que você conquiste melhores resultados.

E então, como você pretende encantar o seu cliente? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

Deixe um comentário