os-segredos-de-uma-analise-de-concorrencia-eficiente.jpeg

Para o seu negócio prosperar no mercado é preciso saber quase o tanto de informações sobre os competidores quanto acerca da própria empresa e dos clientes. Para não correr o risco de esperar os concorrentes alcançarem sua fatia do mercado, faça antes uma avaliação para saber como eles vêm agindo. Afinal, conhecer os competidores será vital para a sua empresa oferecer produtos e serviços da melhor forma.

Neste post, veremos os segredos de uma análise de concorrência eficiente. Acompanhe!

Identifique a competição

Todo empreendimento tem concorrência, e você precisa separar um tempo para descobrir qual empresa pode oferecer um produto ou serviço similar à sua oferta. No mercado atual mesmo um produto inovador pode ser deixado de lado por alguma alternativa mais barata, popular, fácil de adquirir, ou outros fatores atrativos.

Existe competição local e global

Uma análise de concorrência eficiente precisa levar em conta um grande número de variáveis. Por exemplo: você lança um jogo de cartas para celular. O seu concorrente tem outro jogo de cartas com funções diferentes, mas o cliente também tem à sua escolha todos os outros milhares de jogos a distância de um click.

Forças e fraquezas

Após identificar quem são os seus concorrentes, determine as forças e fraquezas destes para então descobrir onde estão as vulnerabilidades que você pode atacar. Por que os clientes escolherão a empresa x? É o preço, a reputação ou o atendimento? Escreva o nome de cada um dos competidores e separe em colunas os pontos positivos e negativos.

Não se limite a pesquisar no Google

A sua pesquisa e análise podem começar no Google, mas não se prenda a apenas esse recurso de buscas. Visite o site e as redes sociais dos concorrentes e também se cadastre para receber as novidades.

É importante saber também que o Google não é apenas um simples buscador de palavras-chave. O Google Trends, por exemplo, é uma ferramenta incrível, com filtros de buscas por países, estados, cidades e mais uma enorme variedade de ações, que pode auxiliar para encontrar os concorrentes mais bem posicionados no ambiente digital.

Faça perguntas

Sempre que um novo cliente chegar até a sua empresa, pergunte o que o levou até ali, qual costumava ser a primeira opção dele, por que decidiu mudar, entre outras questões. O oposto também funciona. Quando perder um cliente, descubra as razões que fizeram ele mudar de ideia e buscar a concorrência.

Visite a concorrência

Quer saber se o competidor cumpre as promessas que faz? Compre o produto ou serviço você mesmo e veja como um cliente se sente naquela situação. Peça para os amigos também experimentarem o concorrente e contar como foi. Com essas informações em mãos será possível traçar uma análise bem acurada da realidade.

Use ferramentas on-line

Existem ferramentas on-line que fazem o trabalho por você. É possível contratar um serviço de pesquisa completo e sob medida para analisar a concorrência da sua empresa nos mínimos detalhes. Elas traçam relatórios completos, com métricas e resultados precisos.

Viu como uma análise de concorrência eficiente pode dar uma clara percepção de onde a sua empresa está em relação ao mercado e mais uma série de vantagens? Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário