estender-500-pare-agora-e-aprenda-como-atrair-mais-clientes-para-sua-empresa.jpeg

Por que desacelerar a gestão do seu negócio para entender como atrair mais clientes? Como saber se as estratégias comerciais e de marketing já não são suficientes para aumentar a base de clientes da empresa?

A equação do sucesso é mais complexa do que parece, e, nesse caso, desacelerar pode significar a possibilidade de evitar recursos mal alocados que, em vez de atrair potenciais compradores, estão atraindo clientes fora do perfil do seu produto.

Se essa reflexão faz sentido para você, continue lendo este post e descubra não somente as maneiras de atrair mais clientes, como também a forma de aplicá-las ao seu modelo de negócio!

Utilize o marketing tradicional para atrair mais clientes

O marketing tradicional usa publicidade direta e indireta para promover a empresa em variados meios, como os impressos, televisão e internet.

Publicidade direta

Faz referência direta ao produto, suas características, benefícios e condições de compra. Propagandas nos intervalos da televisão, anúncios no Youtube e distribuição de impressos nas entradas dos shoppings, por exemplo, fazem um chamado direto para atrair mais clientes.

Publicidade indireta

A publicidade indireta é mais sutil, com menções do produto em programas de televisão, produções culturais que foquem no público-alvo da marca e outras formas de comunicação que não convidem diretamente para a compra do produto, mas que reforcem sua marca e benefícios na mente dos consumidores.

Explore o poder do marketing digital

Assim como o tradicional, o marketing digital tem várias vertentes. As mais efetivas, nos últimos tempos, são o marketing de conteúdo, com a criação de conteúdo relevante que filtra uma amostra de consumidores até chegar aos potenciais clientes, e a utilização das redes sociais para interagir e atender algumas demandas dos consumidores.

Criar blogs com assuntos sobre o setor de atuação e contas em redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube, para tirar dúvidas, responder usuários e lançar novidades sobre a marca é uma maneira interessante para atrair mais clientes, pois é o ambiente em que os consumidores estão mais relaxados para interagir.

Marketing de conteúdo

É importante frisar a utilização do marketing de conteúdo em uma campanha de marketing digital. Atualmente, os clientes não querem saber apenas de produtos ou serviços, mas, sim, de soluções específicas para suas demandas e preferências.

Muitas pessoas, ao comprar determinado produto, o fazem pelo significado que ele transmite à sua vida, e não por suas características usuais. O marketing de conteúdo possibilita criar uma identidade a mais para uma marca, visto que permite estabelecer um vínculo entre a empresa e o cliente.

Em vez de enviar um e-mail marketing oferecendo seus produtos com descontos, mande uma mensagem com um conteúdo útil e relacionado àquilo que oferece no mercado. Isso será um diferencial, pois a informação extra também se torna valiosa e útil para quem lê. E, com isso, as chances de o destinatário abrir o e-mail e seguir para o seu site são muito maiores do que oferecer apenas os produtos.

Crie programas de fidelidade atraentes

Os programas de fidelidade valorizam o relacionamento dos clientes que já compram seus produtos e, também, atraem novos consumidores por meio dos benefícios que eles podem entregar.

Descontos por volume de compra, acessos exclusivos, parcerias com outras marcas e outros benefícios comuns aos programas de fidelidade atraem clientes que valorizam exclusividade e bons descontos.

O programa de fidelidade também permite que os próprios clientes tragam novos consumidores até você. Criar uma campanha em que o cliente precisa indicar um amigo para ganhar alguma vantagem abrirá novas portas e aumentará o seu número de leads e de clientes rapidamente.

Use o bom humor para viralizar

Optar por um tom mais cômico na forma de se comunicar com o cliente, fazer vídeos divertidos para as redes sociais e outras peças de marketing com essa estratégia têm um forte potencial de propagação.

As pessoas assistem e compartilham pela irreverência da informação. Assim, acabam transmitindo, também, a marca da empresa e seu posicionamento descontraído e inteligente.

No entanto, é fundamental tomar extremo cuidado para o seu humor não passar dos limites e acabar sendo visto como “humor negro”. Não use palavras de baixo calão e não ataque clientes e concorrentes diretamente. Isso poderá gerar mais polêmica do que acessos positivos.

Aposte no marketing de resposta

Buscar a resposta do cliente por meio de pesquisas de mercado e satisfação também pode conquistar novos consumidores.

Mostrar preocupação com a opinião dos compradores é um ótimo posicionamento para a empresa, e é muito válido quando é feita na entrada de um mercado novo, como a abertura de uma filial em determinada região, ou para mudar características do produto.

Perguntar ao cliente o que ele acha da mudança por meio de pesquisas on-line de satisfação e fazer degustações nas proximidades do ponto de venda são alguns exemplos do marketing de resposta.

Considere ações sociais positivas

Apoiar causas sociais e optar por linhas de produções mais sustentáveis são grandes estratégias de marketing e atraem um público mais conscientizado e exigente.

Usar materiais recicláveis, apoiar instituições e ajudar no desenvolvimento de comunidades locais desfavorecidas não só ajuda na promoção da responsabilidade social da empresa, como também traz retornos motivacionais para a própria equipe, que cria um clima organizacional mais enriquecedor.

Essas estratégias certamente conseguem atrair mais clientes, porém, é preciso saber exatamente qual delas se comunica melhor com o público-alvo da empresa. Por isso, analisar o perfil do consumidor e ajustar as estratégias conforme o resultado desse estudo é o primeiro passo para aumentar a base de clientes de forma sólida e crescente.

Aproveite o potencial das promoções

Muitas empresas estão sofrendo com a queda nas vendas, pois, em época de crise, os clientes optam por adquirir produtos que tragam mais vantagens do que somente preço baixo. Isso faz com que as promoções precisem ser exploradas mais profundamente.

Evite ações promocionais em que o cliente tem pouca chance de ganhar algo. Ao contrário, aposte em táticas nas quais o comprador seja recompensado logo ao comprar o item.

Baixar o preço apresenta um bom resultado e chama a atenção dos clientes antigos e novos. Contudo, é possível trabalhar com outras formas, como “compre 3 e pague 2”, ou “compre e ganhe um brinde”.

O importante é que o cliente perceba a grande vantagem de adquirir o seu produto com essa promoção.

Invista no neuromarketing

Para atrair novos clientes para sua empresa, é imprescindível que você trabalhe todos os detalhes, como a forma que seu produto é ofertado e até a maneira como o preço é divulgado. Ao valer-se do neuromarketing, você estará se empenhando para garantir que a atenção do seu cliente seja inteiramente sua.

O neuromarketing é a ferramenta aproveitada para saber a quais estímulos o seu público-alvo responde mais positivamente. Você terá nas suas mãos informações valiosas, como o tipo de mensagem a usar, a cor que deve ser utilizada ou até mesmo o layout mais adequado.

Com essa estratégia, seus clientes vão associar suas emoções ao seu produto. E vão reter seus itens na sua memória muito mais facilmente.

Agora que você já conhece nossas dicas para atrair mais clientes, é a sua vez de participar. Deixe seu comentário e conte-nos como você consegue atrair clientes para sua empresa!

Deixe um comentário