como obter mais respostas nas pesquisas de satisfacao

Se sua empresa já efetuou uma pesquisa de satisfação de clientes, sabe que além dos cuidados com a elaboração do questionário a partir do objetivo identificado, é preciso também criar uma estratégia para conquistar a participação de um número de consumidores que representem uma amostra válida de todo o público da sua empresa.

E para isso, nem sempre se pode contar apenas com a disponibilidade e o sentimento de ajuda ao próximo que os consumidores possam ter com sua empresa, até mesmo por que vocês possuem antes de tudo um relacionamento comercial. Para estes casos é preciso oferecer incentivos que aumentem a aderência a pesquisa.

Se sua empresa deseja aumentar a participação na pesquisa de satisfação de clientes e obter resultados realmente fiéis a realidade, acompanhe essas dicas de incentivo que vão ajudar muito.

Utilize sua base de dados sobre os clientes para personalizar a pesquisa

Se a empresa possui um sistema formal ou informal de CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente, utilize o máximo de informações possíveis sobre o cliente para estreitar o relacionamento e envolvê-lo na pesquisa. 

Com isto, aborde seus clientes pelo meio de contato que preferem, na hora em que eles estão normalmente disponíveis, personalize os emails marketing com o convite de participação e melhore a percepção do cliente utilizando ferramentas de pesquisa modernas que permitam imprimir a identidade da empresa em seus questionários. Assim o cliente se sentirá parte fundamental de uma empresa bem estruturada que deseja saber a sua opinião.

Ofereça amostras gratuitas dos produtos

A amostra grátis relembra o cliente sobre a qualidade dos produtos, a atenção que a empresa tem com ele e é também uma forma de retribuir a gentileza que ele está fazendo ao responder a pesquisa.

Esta estratégia também garante que os clientes respondam com mais atenção suas perguntas, pois estarão gratos e encantados com a sua atitude de presenteá-lo.

Libere cupons de descontos para participantes da pesquisa de satisfação de clientes

Os cupons de desconto são sempre uma boa estratégia para o aumento de participação de pesquisas de satisfação, pois além de agregar um valor para o cliente que se sente mais cativado para participar, também incentiva novas compras e fidelização, pois ele terá uma vantagem de compra na sua empresa em relação a outros estabelecimentos.

Crie experiências de consumo exclusivas

Clientes que participam das pesquisas podem receber atendimentos exclusivos nos pontos de venda como a consultoria de especialistas no setor. Um supermercado pode por exemplo oferecer a consultoria de uma personal organizer nas compras de limpeza para aqueles clientes que participarem da pesquisa de satisfação de clientes.

Adicione valor aos produtos adquiridos pelo consumidor

Ofereça fretes gratuitos ou embalagens especiais para os clientes que responderem a pesquisa de satisfação. Isso agregará valor ao serviço sem afetar no valor do produto em si.

Desta forma, a ação de marketing não prejudicará as estratégias de precificação do produto, uma vez que se o preço fosse reduzido para a campanha, faria com que alguns clientes questionassem se aquele valor não seria o mais correto a ser cobrado em outras ocasiões além da pesquisa.

Estas dicas de incentivo ainda precisam ser adaptadas a seu público. Se ele for um consumidor mais adepto às tecnologias e aos serviços online, opte por oferecer incentivos com este perfil, como descontos em fretes na loja online ou ebooks sobre temas relevantes. Se for mulheres com filhos, considere um incentivo que agrade um dos dois, como a amostra grátis de fraldas ou quebra-cabeças personalizados com a logo da sua empresa.

Para o sucesso da sua pesquisa de satisfação de clientes, vários setores da empresa devem se envolver, desde o financeiro para a liberação de um orçamento realizável, a diretoria com seu apoio, equipe de atendimento e marketing e muitos outros. Da mesma forma, os resultados também beneficiarão toda a empresa, não é mesmo?

Então agora nos diga, você responderia uma pesquisa de satisfação de forma despretensiosa se recebesse um agrado da empresa? Ou você acredita que este tipo de ação pode influenciar a verdadeira resposta do cliente que não dará respostas negativas? Queremos saber sua opinião!

Deixe um comentário