porque investir em pesquisa de satisfacao empresa

Em momentos de crise e instabilidade econômica, é preciso estar atento para não apenas manter os clientes conquistados como para planejar estratégias eficazes na hora de conquistar um público maior. Nesse sentido, realizar pesquisas de mercado e de satisfação pode fazer toda a diferença, pois permite ao empresário saber exatamente como o seu produto ou serviço é reconhecido pelo público e quais são os pontos em que é possível aprimorar.

Confira, neste post, como as pesquisas de satisfação podem ser usadas para o bem do seu negócio:

Acompanhamento da rotina de consumo da clientela

Por meio das pesquisas, é possível monitorar os hábitos de consumo do cliente. Em momentos de dificuldade e aperto financeiro, é normal que o cliente modifique alguns comportamentos e hábitos de consumo. Dependendo do perfil do público, o serviço ou o produto oferecido pela empresa pode se tornar mais ou menos essencial. Nesse processo, algumas marcas podem ser seriamente prejudicadas caso não se adaptem à nova realidade.

Uma pesquisa bem feita mostra uma visão panorâmica do cenário e dá à empresa a noção exata de como o cliente está gastando seu orçamento. Isso é um importante diferencial na hora de pensar maneiras de conquistar mais clientes.

Reversão de possíveis casos de insatisfação

Também é em momentos de instabilidade econômica que a perda de clientes se torna um risco ainda maior do que em épocas de bonança. É nessa situação que o senso crítico da clientela atinge seu nível máximo, pois qualquer erro, seja no atendimento ou na qualidade do produto/serviço oferecido, pode ser o pretexto para abandonar a fidelidade a uma marca.

Por isso, medir a satisfação do seu público deve ser uma prática permanente. Ao fazê-lo, é possível estar atento aos primeiros sinais de insatisfação da clientela. Assim, é possível identificar problemas na relação com o cliente de imediato e, portanto, pensar em estratégias para contornar o problema da maneira mais rápida e eficaz possível.

Investigação do desempenho da concorrência

Outro fator importante na hora de definir estratégias de mercado é conhecer como a concorrência é vista pelos clientes. Verificar com regularidade essa situação e entender como a crise econômica pode afetar a maneira pela qual a empresa se relaciona com a clientela vai te dar informações verdadeiramente valiosas para mensurar como a sua empresa está lidando com a situação atual do mercado.

Isso é crucial na hora de traçar uma boa estratégia, que te permita planejar ações que levem em consideração o que o público espera e o que a concorrência vem praticando.

Entendimento de desejos e anseios do consumidor

Por meio de boas pesquisas de mercado, é possível verificar exatamente aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar por isso. Muitas vezes a resposta foge ao que o empresário esperaria, e pode fornecer ao empreendedor um insight sobre novas formas de apresentar seu negócio ou produto, por exemplo. Mais do que isso: pode ajudá-lo a identificar novas oportunidades no seu nicho de mercado.

Recebimento de feedback eficiente com gastos reduzidos

Um dos maiores receios do empresário na hora de contratar a realização de pesquisas de mercado é do preço da realização dos estudos ser elevado. Nesse sentido, cabe ressaltar que, atualmente, essa preocupação não tem mais razão de existir.

Com ferramentas digitais, é possível realizar levantamentos on-line, o que reduz significativamente os custos de aplicação de questionários sem reduzir a qualidade dos resultados obtidos. Existem, inclusive, boas ferramentas que oferecem recursos grátis na montagem e na aplicação das pesquisas de mercado e opinião.

As pesquisas de satisfação são um instrumento versátil que permite um retorno rápido e preciso. Elas trazem alguns dos dados mais importantes para que você saiba como nortear seu negócio.

Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter para ter acesso a ainda mais informações relevantes!

Deixe um comentário