como identificar problemas com pesquisa de satisfacao

Sobreviver na internet é o mesmo que saber ouvir as críticas e transformá-las em vantagem para o seu negócio.

Pense: quem é melhor do que seus clientes para dizer se a qualidade do seu produto atende ou não às expectativas? Quem é melhor do que os seus clientes para te alertar sobre aquele desconforto gerado pelo atendimento ou para contar um pouco mais sobre a experiência de compra? Pois é, ninguém. Então, lembre-se: ouvi-los é a chave para resolver os problemas dos seus processos.

Mas quais são esses problemas? Neste post, selecionamos alguns deles — que podem ser descobertos por meio de uma pesquisa de satisfação. Confira!

1. Baixa no número de vendas

Tem sempre aquele tempo em que as vendas enfraquecem, a gente sabe. Mas, quando esse período perdura, é importante ligar o sinal de alerta.

Uma dos problemas que uma pesquisa de satisfação pode apontar é a qualidade dos produtos ofertados. Se o atendimento é bom, a experiência de compra conquista e todo o resto se encontra nos devidos conformes, o erro pode estar no produto que está sendo vendido. Revisite seus produtos, preze sempre pela qualidade e novas referências para se atualizar e continuar compatível com o mercado.

2. Atendimento ruim

O atendimento é um grande fator durante uma venda. Quantas vezes você já desistiu de uma compra por falta de meios para tirar suas dúvidas ou pela falta de interesse do vendedor?

Teste e invista sempre na qualidade do seu atendimento. Ela vai ser decisiva para muita coisa, principalmente para a fidelização dos clientes.

3. Fidelização de clientes

Vamos pensar em negócios físicos por um momento e lembrar daquela loja em que você ama comprar suas roupas, por exemplo. Quantas vezes você a visita?

É, quando você gosta de algo, você volta. Se seus clientes não retornam ao seu negócio, deve haver algum problema. Com uma pesquisa de satisfação, você vai saber mais profundamente o que incomodou ou não agradou o seu público, quais foram os problemas e em quais etapas ocorreram, o que poderia ter sido feito para tornar a experiência mais prazerosa, etc.

A partir daí, com os problemas em mente, você vai ser capaz de criar soluções e, assim, tornar o ambiente bom para que seus clientes voltem.

4. Marca inexpressiva no mercado

Conquistar a audiência e um espaço na memória das pessoas é crucial para uma marca. Então, se os resultados apontam que sua marca não é forte o suficiente para que as pessoas se lembrem dela, invista!

Faça campanhas, invista em estratégias que envolvam as redes sociais e crie e-mails marketing, por exemplo. Hoje em dia temos milhares de opções, e saber usá-las da maneira correta pode gerar uma enorme vantagem para a sua empresa.

Gostou das nossas dicas sobre os problemas que uma pesquisa de satisfação pode apontar? Agora ficou mais fácil entender a importância desse tipo de pesquisa, não é mesmo? Para saber um pouco mais sobre gestão e alavancar as vendas da sua empresa, confira as 4 dicas que separamos para você neste artigo!

Deixe um comentário