capacitacao do time da empresa

Capacitação é algo fundamental para o time de vendas, pois pode fazer o faturamento da empresa crescer e também aumentar a qualidade do atendimento ao cliente. Somente produtos e serviços muito bons não são o suficiente, também é necessário um grupo de vendedores bem treinados, que transmitam esses valores ao público.

Por isso, o primeiro passo em uma capacitação é treinar os funcionários quanto às informações sobre o produto ou serviço, suas características, funcionalidades e benefícios que poderão oferecer ao consumidor.

Neste post, selecionamos algumas dicas para investir na capacitação do time de vendas. Confira!

Defina o objetivo do treinamento

Antes de definir qual será o treinamento, é necessário determinar quais resultados a empresa espera obter da equipe de vendas. Esses resultados não precisam ser somente quantitativos, mas qualitativos quanto ao aprimoramento de habilidades e conhecimentos.

As habilidades podem ser analisadas desde a capacidade de relacionamento e de trabalhar sob pressão — sem perder a positividade e o bom humor —, até as ambições que um vendedor tem para si mesmo e a visão de futuro que tem dentro da empresa. Já os conhecimentos podem ser prévios, como organização, disciplina e também adquiridos no ambiente de trabalho, como o conhecimento dos produtos, da concorrência, do perfil dos clientes, etc.

Faça, da capacitação, um processo contínuo

Reunir os vendedores uma vez por ano e treiná-los não é o suficiente para que eles melhorem suas performances de atendimento e vendas. Afinal, o ato de vender pode depender de muitas variantes como economia, sazonalidade, diferentes perfis de clientes, etc.

Além disso, aqueles que se acomodaram às suas próprias maneiras de vender dificilmente irão mudá-las após um treinamento, mesmo sabendo que isso é necessário. Portanto, a capacitação deve ser um processo contínuo para que todos tenham sucesso.

Saiba que profissionais mal treinados prejudicam o crescimento da empresa

Vendedores sem o devido preparo para trabalhar podem prejudicar a produtividade e o rendimento dos negócios, seja por não atenderem os clientes com a cordialidade devida ou por não saberem manusear adequadamente o software de vendas, por exemplo.

O gestor precisa estar atento a esse tipo de colaborador, porque por mais que o funcionário conheça bem as técnicas de vendas, se não tiver recebido o devido treinamento, ele pode atrapalhar o crescimento da empresa.

Acompanhe o time de vendas

Por fim, para saber se a capacitação está gerando os resultados esperados, é importante acompanhar a performance dos vendedores. Porém, deve-se levar em conta que alguns podem evoluir mais rapidamente que outros — em função da experiência, da disciplina, da habilidade, e de outros fatores.

Logo, respeitar o tempo de aprendizado de cada um faz parte do processo, mas estabeleça metas para que isso aconteça, de modo que no fim, valha a pena ter feito o investimento na capacitação do seu time de vendas.

Gostou das nossas dicas sobre a importância de investir na capacitação do time de vendas da sua empresa? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a este conteúdo!

Deixe um comentário