promotores-de-marca-conceitos-e-ferramentas.jpeg

Já foi-se o tempo em que, para se destacar entre os concorrentes, as marcas precisavam investir apenas em boas propagandas publicitárias. A tecnologia e o avanço da internet bombardearam ainda mais o público com mensagens publicitárias, de modo que a simples comunicação ficou ultrapassada. É preciso se aproximar cada vez mais do consumidor e conquistar seu coração.

As empresas que conseguem alcançar este feito passam a contar com os fiéis promotores de marca. Se você ainda não conhece este conceito de relacionamento e suas inúmeras vantagens, confira neste post!

O que são promotores de marca?

Para conquistar, é preciso entender as necessidades dos clientes. Em tempos de redes sociais, isso poderá trazer grandes retornos com divulgação espontânea. E é principalmente no universo online que os clientes — satisfeitos ou insatisfeitos — têm sua voz ampliada.

Promotores de marcas são pessoas que se identificam com os valores da marca, criando um ótimo relacionamento a ponto de promoverem e defenderem espontaneamente um produto ou serviço. É por meio destas pessoas que o marketing boca a boca ganha força, chamando a atenção e disseminando outros promotores de marca.

Como transformar clientes em promotores de marca?

Bom atendimento é fundamental. Embora algumas empresas não deem o devido valor, o atendimento é parte do valor percebido da marca. Seu produto ou serviço fica ainda mais valorizado pelo consumidor quando a cordialidade faz parte da rotina.

Quando a empresa vai além da fidelidade, oferecendo algo além do bom atendimento — como um docinho como brinde após a compra, por exemplo — o consumidor tem suas expectativas superadas e dificilmente escolherá um concorrente.

O bom atendimento ganha ainda mais força nas redes sociais, já que há necessidade de respostas imediatas. Ainda que a solução oferecida não seja a definitiva, é fundamental ser transparente para posicionar seu esforço junto ao cliente.

Além de evitar crises, a página de sua marca passará a ser mais bem avaliada, criando uma ótima impressão para novos consumidores.

Como saber se os clientes estão satisfeitos com sua marca?

Se o engajamento é o principal segredo para conquistar promotores de marca, é essencial saber o quanto o seu público está satisfeito. Para isso, nada melhor do que aplicar pesquisas de satisfação.

Esses instrumentos levam em consideração toda a percepção dos clientes junto ao relacionamento com a marca: do atendimento ao pós-venda. Para aplicar a pesquisa, é essencial que você defina muito bem sua abordagem e segmente bem seu público.

Quanto mais específico for o direcionamento das perguntas, melhores serão os insights que as respostas trarão. E isso será fundamental para criar campanhas poderosas. Entre os principais tipos de abordagens nas pesquisas de satisfação, estão:

  • a segmentação de mercado, que busca captar comportamentos e opiniões específicas de consumidores de uma determinada região;
  • a pesquisa de produto, que traz respostas efetivas sobre a opinião do público que poderá ser fundamental antes de novos lançamentos;
  • a pesquisa de publicidade, que filtra quais os tipos de mídia e de abordagem estão funcionado melhor;
  • a análise de satisfação e de lealdade, que identifica valores e necessidades de melhorias para satisfazer completamente o cliente.

Como desenvolver estratégias para conquistar mais promotores de marca?

Além do atendimento diferenciado e da pesquisa de satisfação, sua empresa pode contar com ótimas ferramentas de automação de marketing para colher informações sobre seus clientes e utilizá-las a seu favor.

  • um software de CRM, por exemplo, é excelente para reunir todos os dados sobre o relacionamento do seu público com a marca, como períodos de compras, interações e qualquer outro movimento do cliente junto à sua marca;
  • a criação de programas de fidelidade com descontos especiais para os mais assíduos. Este tratamento especial certamente fará com que sua marca tenha a preferência no momento da compra;
  • a atenção ao pós-venda. A preocupação com a satisfação do cliente é essencial para um relacionamento em longo prazo. Mensagens de e-mail e SMS em datas especiais, por exemplo, são exemplos positivos para fazer o cliente lembrar de sua marca.

Com todas estas dicas, você terá muito mais chances de conquistar novos promotores de marca e alcançar ótimos objetivos de mercado. Restou alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário