quanto-vale-um-lead-e-como-aproveitalo-ao-maximo.jpeg

Um lead é alguém que deixou seus dados de contato para receber uma oferta de conteúdo do seu site. Esse interesse espontâneo do visitante, ao deixar nome, e-mail, entre outros contatos, é uma moeda de troca com a qual a empresa poderá continuar enviando materiais no intuito de levar o lead até a compra.

Com isso, a empresa faz dos seus conteúdos ricos uma excelente arma para trabalhar suas estratégias de marketing com investimentos menores e retornos maiores.

Neste post, selecionamos algumas informações para que você saiba quanto vale um lead e como potencializar as ações voltadas para o seu público. Acompanhe!

Conheça e qualifique seus leads

A quantidade de leads tende a aumentar conforme sua página ganha autoridade. Isso ocorre por um bom trabalho de planejamento, produção e divulgação de conteúdos.

Com o aumento no número de leads, cresce também a necessidade de abordagem dos vendedores juntos a esses prospects. Estima-se que um vendedor consiga abordar cerca de 100 leads por mês. Quando a quantidade de abordagens é muito maior do que os vendedores podem atender, é essencial qualificar os leads.

Essa qualificação segmentará os perfis de lead, separando-os em grupos conforme a proximidade de realizar a compra.

A qualificação separa os leads em 3 grupos:

  • bons leads que estão mais próximos à compra — e devem ser repassados imediatamente aos vendedores.

  • bons leads que ainda não estão preparados para as compras, mas têm demonstrado interesse em orçamentos e solicitações relacionadas a conhecer melhor o produto ou serviço — devem ser nutridos com conteúdos, mas já observados atentamente pela equipe de vendas.

  • leads ruins, que se interessam pelo conteúdo oferecido, mas não esboçam esforço para a compra — devem continuar recebendo conteúdos até que avancem no interesse na compra.

Com a qualificação, você poderá traçar estratégias para aproveitar melhor seus leads. Isso dará a direção correta sobre os esforços na conquista de novos clientes, o que auxiliará na mensuração do cálculo sobre quanto vale um lead para sua empresa.

Calcule quanto vale um lead para sua empresa

O lead, como dissemos, é uma ótima oportunidade de a empresa ter novos clientes.

O processo de conversão de um lead em cliente demanda um trabalho cuidadoso para gerar conteúdos interessantes, que cheguem no momento certo. Dessa maneira, calcular todo o esforço para a conversão do lead em cliente é fundamental para apontar investimentos de maior eficiência.

Para saber exatamente o valor de cada lead, devemos levar em consideração as seguintes métricas:

Custo por Clique (CPC)

Calcula o valor investido em campanhas de Google Adwords e Facebook Ads ou outros canais de mídia digital.

Exemplo: se foram investidos R$ 1.000 em campanhas de 600 cliques, deve ser feita a divisão do investimento realizado pela quantidade de cliques, o que resultará no custo de R$ 1,66 por clique.

Custo por Lead (CPL)

Imagine agora que foram investidos R$ 2.500 em AdWords, e houve alcance de 1.000 cliques. Desse total alcançado, 200 pessoas viraram leads. Logo, temos o cálculo: R$ 2.500 (valor investido) / 200 (leads) = 12,5. Ou seja, cada lead tem um custo de R$ 12,50.

Leads por Venda (LPV)

Contabiliza a quantidade de leads necessários para que uma venda fosse convertida. Auxilia a identificar os conteúdos de melhor conversão, otimizando os esforços para alcançar o lead.

Exemplo: 15 leads abordados no mês para gerar 1 venda. Logo, o esforço de LPV é de 15/1.

Custo por Venda (CPV)

Leva em consideração todos os esforços necessários entre marketing e vendas para que o lead fosse convertido. Esse cálculo leva em consideração todas as fórmulas anteriores.

Exemplo: CPV = CPL x LPV

CPV = 12,50 x 15 = 187,50

Ou seja, o custo total foi de 187,50 para que cada venda fosse realizada.

Com esses cálculos, é possível ser mais eficiente no processo de vendas e realizar os ajustes necessários para priorizar estratégias com os melhores resultados.

É essencial documentar os dados para que comparações periódicas possam ser realizadas. Com tal controle, você estará sempre pronto para saber quanto vale um lead e, assim, otimizar seus esforços para gerar mais lucros.

Gostou de saber um pouco mais sobre o valor dos seus leads? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário