como ter excelencia no relacionamento com cliente

O relacionamento com os clientes é um tema importantíssimo para toda empresa que deseja crescer. Cativar e tratar bem o público gera uma clientela mais fiel e é capaz de fazer com que as pessoas que compraram na sua loja ou usufruíram dos seus serviços indiquem sua empresa para seus conhecidos. Quer saber como cativar seu público? Separamos aqui 4 dicas de como fazer isso com excelência. Confira!

Atenda rapidamente e com eficiência

Nossa primeira dica é uma excelente maneira de garantir a satisfação do seu cliente: fornecer um atendimento eficaz. Todo mundo detesta ser deixado esperando, pois cria uma sensação de perda de tempo e desrespeito. Por essa razão, treinar a equipe da sua empresa para fornecer um atendimento rápido e certeiro gera um grande diferencial competitivo.

O mesmo raciocínio deve ser usado quando o cliente procura sua empresa com o objetivo de solucionar algum problema. Muitas vezes esse indivíduo já chega com uma predisposição negativa e surpreendê-lo com um serviço veloz pode causar um efeito excelente, tornando o cliente muito mais fiel.

Utilize uma linguagem adequada

No diálogo com os clientes, é importante prestar atenção à linguagem. É preciso ser claro e objetivo nas informações que estão sendo passadas, para que ele não tenha dúvidas.

Adequar a linguagem usada à realidade do consumidor também é importante. Os mais jovens podem estranhar um discurso formal demais, assim como aqueles que possuem um nível de escolaridade baixo podem se sentir acuados diante de um linguajar muito rebuscado e assim por diante.

Por isso, é importante evitar também vícios de linguagem como palavrões, expressões técnicas demais, gírias, uso exagerado do gerúndio, etc.

Procure o feedback dos clientes

Corrigir problemas e aprimorar sempre os seus produtos, serviços e atendimento são essenciais para garantir que a clientela retornará. E a melhor forma de obter ideias é perguntando ao público. Por isso, estimule os seus clientes a fornecerem opiniões e sugestões para sua empresa.

Peça a sua equipe que ouça com atenção o que os consumidores dizem, disponibilize formulários em que os clientes podem expor sua satisfação com a empresa, crie caixas de sugestões, além de outros métodos para fazer o público fornecer um feedback.

Mantenha um cadastro de clientes atualizado

Manter um cadastro de clientes sempre atualizado é fundamental para traçar estratégias que irão cativá-los ainda mais. Muitas empresas usam softwares apropriados para isso, os chamados CRM (Customer Relationship Manager) ou gerenciadores de relacionamento com os clientes.

Esses programas de computador permitem a criação de cadastros que armazenam informações como nome, idade, formas de contato, residência, sexo, histórico de compras, além de outras informações que podem ajudar sua empresa a atender de forma mais atenciosa e personalizada.

Manter um cadastro completo e atualizado vale ouro, pois permite realizar promoções e ofertas exclusivas, que farão o seu cliente se sentir ainda mais especial e voltar para uma nova compra.

Agora é com você! Coloque essas ficas em prática e melhore ainda mais o seu relacionamento com os clientes! E que tal nos seguir nas redes sociais (Facebook, Google+, LinkedIn e Twitter)? Você poderá receber outros conteúdos como este e ajudar sua empresa a continuar crescendo!

Deixe um comentário