dicas para fidelizar clientes

Se buscar a informação de como fidelizar clientes com os gurus do marketing eles serão enfáticos: faça o essencial bem feito, tenha informações estratégicas dos seus clientes e surpreenda sempre que possível. Pode parecer simples demais, mas é a chave do sucesso.

De fato é simples demais, mas é exatamente por sua simplicidade que essas respostas podem ser usadas em qualquer segmento de negócios, por todo tipo de empreendedor e diariamente. Neste artigo falaremos de algumas dicas essenciais para fidelizar o cliente baseadas nestas três premissas e com pouco ou nenhum custo.

Conheça seu cliente verdadeiramente

O cliente não é o comprador de cimento apenas. O cliente é o João de 30 anos, casado, que tem duas filhas e está reformando a loja de bicicletas para atender a demanda de atletas do Comitê Olímpico. Do comprador de cimento não se sabe nada, nem se ele vai precisar de mais produtos. Mas do João se sabe o suficiente para oferecer produtos complementares, mostrar os brinquedos infantis que a loja comercializa e ainda oferecer um programa de parcelamento caso ele queira concentrar o restante da compra na loja.

Mas não adianta obter toda essa informação durante o atendimento e não registrar em um histórico do cliente. Existem plataformas de gestão de clientes no mercado, e em alguns casos, se o negócio ainda é de pequeno porte, até mesmo uma planilha bem organizada no Excel pode resolver.

Respeite o tempo do cliente

Não insista e não seja afoito. Estilo de venda agressivo pode afastar o cliente e ainda criar uma má reputação com outros potenciais compradores. Respeite o estilo de compra do cliente e mas esteja sempre presente e pronto para oferecer informações e concluir a venda.

Garanta que ele tenha uma experiência de compra inesquecível

A experiência de compra do seu cliente começa no momento em que ele busca informação do seu produto ou reconhece a necessidade, e isso acontece repetidamente na vida dele. Para que você apareça imediatamente como resposta na próxima vez que ele precisar de um produto como o que você vende, ele precisa ter uma boa lembrança da experiência de compra na sua loja.

Para isso, crie site com conteúdos interessantes sobre assuntos relacionados ao produto, participe de feiras importantes e crie um processo simples e eficiente para quando o cliente for até a sua empresa. A eficiência e a cordialidade devem andar juntas no atendimento, e por mais simples que isso pareça, será a lembrança que seu cliente terá da sua empresa.

Encante seu cliente

Não se esqueça de surpreender seu cliente regularmente. Com o histórico do cliente é possível oferecer o produto certo para ele ou enviar um email parabenizando pelo aniversário das filhas. Atitudes inesperadas ou que antecipem a necessidade do cliente demonstram atenção, encantam e fidelizam.

Demonstre gratidão pela preferência

Agradeça através de emails ou ligações de pós-venda a compra e pergunte se o cliente está com dúvidas sobre o uso do produto. É importante que o cliente saiba que ele é importante para você e que como autoridade no assunto, você quer mantê-lo informado e assessorado.

Ouça seus compradores para saber como fidelizar clientes

Pergunte o que eles acham do produto e do atendimento da loja. Se eles gostariam de novos produtos ou formas de pagamento. Envolver os clientes nas decisões estratégicas pode aproximá-los ainda mais.

Focar no atendimento e nos clientes é uma das formas que você conseguirá fidelizar seus clientes, garantir mais e melhores vendas, e ainda conquistar pessoas que divulgam a qualidade da sua loja. Com o tempo e a experiência você é quem dará dicas de estratégias para como fidelizar clientes.

Você consegue lembrar de pelo menos 10 clientes da sua empresa e qual a profissão deles? Até que ponto você conhece seu público? Comente nosso artigo e visite nosso blog para mais dicas de marketing e de atendimento!

Deixe um comentário