fidelizacao de clientes

Fidelizar clientes parece uma tarefa fácil, mas não é. Trata-se de um processo baseado nas relações humanas, portanto, é dependente de variáveis ligadas à subjetividade de cada indivíduo. Além da imprevisibilidade do fator humano, os processos de gerenciamento implementados também podem apresentar desafios na fidelização de clientes.

Neste post, selecionamos 5 desses desafios e algumas formas de superá-los. Confira!

Conheça os seus clientes

O principal desafio ao fidelizar clientes é o de realmente conhecê-los. Não de forma superficial, mas em profundidade, com tudo relacionado ao seu comportamento, aos hábitos de consumo e gostos pessoais.

Por não conhecer as ferramentas adequadas, muitos gestores baseiam suas estratégias em “achismos” ou em informações imprecisas. Pesquisas e coletas de dados são essenciais para o desenvolvimento de um plano eficiente.

Mas, atenção! Fazer as perguntas certas e saber interpretar as respostas é essencial para uma pesquisa. Caso não se sinta confiante para criá-la sozinho, contrate um profissional.

Aumente as taxas de adesão

Se grande parte dos consumidores não aderirem ao plano de fidelização de clientes, ele não será sustentável. Aqui, novamente, entra a questão de conhecer o seu cliente.

As vantagens oferecidas são atraentes para você ou para os seus clientes? Os prêmios devem ser escolhidos estrategicamente, com base nos gostos e hobbies do consumidor, a ponto de motivá-lo a aderir ao plano.

Além disso, mecanismos de fácil entendimento e atendentes preparados, como veremos a seguir, ajudam a aumentar a adesão.

Invista em capacitação

Vendedores e atendentes estão expostos ao comportamento dos consumidores diariamente. Eles devem desenvolver a sensibilidade de captar padrões de compra e também de informar e estimular os clientes ao engajamento no programa.

Também devem tratá-los bem e com sinceridade, pois, dessa forma, se fideliza mais do que simplesmente anotando informações e dizendo falas decoradas com sorrisos forçados.

Uma equipe despreparada fatalmente arruinará o processo. É preciso investir na capacitação interna para que os colaboradores estejam envolvidos de corpo e alma com os objetivos da empresa.

Mantenha contato com o cliente

Uma das formas de fazer com que o consumidor volte a comprar na sua empresa é fazendo com que ele lembre da marca. Por isso, é essencial manter a comunicação e estar na lembrança desse consumidor.

Existem inúmeros canais de comunicação, e com a competitividade de hoje em dia, é essencial utilizá-los. Seguem alguns:

Rapidez e qualidade de atendimento em alguns desses canais podem ser diferenciais muito bem vistos pelos clientes.

Mensure a satisfação do cliente

Como foi mencionado, o sucesso da fidelização de clientes depende de variáveis muitas vezes difíceis de identificar. Ocasionalmente, os gestores acabam perdidos, sem saber o que deu errado.

Nesse caso, a pesquisa de satisfação do consumidor aparece como uma ferramenta capaz de diagnosticar erros ou ruídos de comunicação estabelecidos ao longo do processo.

Muitos não sabem por onde começar, mas é muito simples. A própria internet oferece serviços de questionários on-line sem custo, fáceis de usar e muito produtivos.

Gostou das nossas dicas? Então confira este artigo sobre os 5 erros mais comuns no atendimento ao cliente.

Deixe um comentário