secret_client.jpg.jpeg

Você deseja aumentar o número de vendas dos produtos ou serviços da sua empresa, preocupando-se sempre em satisfazer a todos os seus clientes, porém não sabe como identificar o que precisa ser melhorado ou corrigido no seu negócio? O secret shopper ou o cliente oculto, como também é chamado, pode ser a solução.

O secret shopper é uma pessoa contratada para se passar por um cliente comum da sua empresa, sem que ninguém saiba. Dessa forma, ele faz uma avaliação de vários pontos como atendimento, funcionários, qualidade dos produtos e dos serviços, e muito mais. Com essas informações em mãos, é possível que você veja o que é preciso mudar para alcançar suas metas.

A seguir, listamos alguns benefícios que o cliente oculto oferece para a sua empresa. Confira!

Reúne informações importantes dos concorrentes

Você sabe o que seu concorrente está fazendo? Se não sabe, sua empresa pode estar ficando para trás.

O secret shopper pode ajudar nisso. Uma das suas possíveis funções é visitar um concorrente e levar informações para você, como novos produtos, preços e promoções, diferenciais, modo de atendimento, etc.

A partir disso, você terá ótimas ideias do que fazer ou de como agir perante a concorrência, de forma semelhante — ou até melhor.

Fornece meios de aprimorar o atendimento

Um consumidor insatisfeito com o atendimento não volta a fazer negócio. E aqueles que ainda não são clientes dificilmente vão optar pela sua empresa caso a experiência de compra não seja boa.

Nesse sentido, o secret shopper vai avaliar o atendimento do seu negócio de forma eficaz, para que ele possa ser aprimorado.

Para exemplificar, responda às seguintes perguntas: sua equipe sabe realizar um atendimento telefônico? Os profissionais seguem os padrões estabelecidos pela sua empresa? Como são os procedimentos de vendas? E o suporte técnico? Tudo isso pode ser analisado pelo secret shopper.

Melhora a qualidade do produto ou do serviço

Sua empresa está com preços competitivos, com bons funcionários e com um atendimento impecável. O problema é que, mesmo assim, o negócio não está tendo o lucro esperado.

Em um restaurante, por exemplo, em que o produto principal é a comida, o secret shopper observará se o local está deixando a desejar nos pratos em fatores como sabor, aroma e aparência. O secret shopper é treinado para notar os pequenos detalhes que estão prejudicando o estabelecimento. Sua função é também analisar os menores defeitos, para que você possa buscar a excelência e fidelizar seus clientes.

Otimiza resultados com custos reduzidos

O secret shopper é uma das formas mais baratas de avaliar se a qualidade do seu negócio é realmente eficiente. Isso porque não é criado nenhum vínculo empregatício com a pessoa que atuará como um cliente oculto na sua empresa. Geralmente, o pagamento é realizado por serviço.

Uma boa estratégia, que pode ser aliada ao serviço de cliente oculto, é o desenvolvimento de pesquisas de satisfação de clientes. Existem empresas no mercado que oferecem ferramentas excelentes — e o que é melhor: gratuitamente. Lembre-se que quanto mais opiniões você tem sobre o seu negócio, mais chances terá de conquistar seu cliente e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Gostou das nossas dicas sobre o cliente oculto? Então não perca tempo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe um comentário