Depositphotos_53179165_m-2015.jpg.jpeg

Fazer uma pesquisa de satisfação é fundamental para toda e qualquer empresa, pois é por essa pesquisa que seu negócio saberá se está alcançando resultados positivos ou negativos. Coletar feedbacks dos seus clientes ou colaboradores sobre produtos, atendimento, ambiente, entre outros, oferece melhorias para os serviços prestados pelo seu negócio.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar algumas maneiras para se aplicar uma boa pesquisa de satisfação. Continue lendo e confira nossas dicas para aproveitar e fazer, da sua empresa, um sucesso!

Escolha seu público alvo

Antes de começar a pesquisa, saiba qual é o seu público-alvo — assim, ficará mais fácil analisar os dados. É preciso entender seu público para compreender os resultados recebidos e depois analisá-los. Nesse sentido, procure saber o que o seu público espera da sua empresa para que você tenha uma melhor noção do que precisa ser aprimorado.

Faça uma pesquisa de satisfação

Depois que você conheceu e entendeu seu público-alvo, é hora de organizar as questões que farão parte do seu levantamento. Organize-as de forma que não fiquem cansativas, pois seu objetivo é chamar a atenção do seu cliente, e não aborrecê-lo.

Para que ele também seja sincero, é importante manter uma certa lógica na suas perguntas. Então, coloque as questões mais importantes no começo, para garantir que o consumidor não estará cansado para respondê-las.

Use diversos meios para realizar as pesquisas

Internet

Seu negócio pode utilizar a intranet ou questionários on-line para saber a satisfação dos seus clientes e dos seus colaboradores. Quando realizada internamente, peça aos profissionais da sua empresa que separem um tempo do trabalho para responder às questões, e ressalte a importância da pesquisa de satisfação.

SMS

Hoje em dia, estamos ligados no celular o tempo todo. Por isso, oferecer uma pesquisa por SMS pode ser uma ótima maneira de se aproximar dos seus clientes. Essa plataforma é bem simples e interativa, pois a tecnologia auxilia o cliente a responder de um modo instantâneo e objetivo.

Pessoalmente

Você também pode escolher fazer a pesquisa de satisfação pessoalmente, porém isso envolve contratar mão de obra ou pedir por um tempo que seu cliente pode não ter para realizar a pesquisa.

Portanto, nesse caso, é necessário que seja feito um planejamento antecipado. Além disso, é mais fácil fazer essa pesquisa com seus colaboradores do que com os seus clientes, já que você terá mais facilidade de encontrá-los.

E-mail

De todas, essa é a melhor plataforma para se realizar uma pesquisa de satisfação, pois todos estamos na internet, e acessando o e-mail por uma boa quantidade de tempo durante o dia. Dessa forma, as questões podem ser respondidas com mais facilidade e rapidez.

Sendo assim, disponha as perguntas com a mesma lógica, hierarquizando da mais importante para a menos importante. Dessa forma, surgirão respostas mais verdadeiras e confiáveis.

Lembre-se também de deixar claro o quão importante é a pesquisa e a obtenção daquelas respostas para aperfeiçoar algum nicho da empresa, por exemplo. Pela pesquisa de satisfação, você pode garantir melhorias nos processos internos, ou uma incrível evolução do seu atendimento, além de promover sua marca como uma que se importa com a opinião dos seus clientes e colaboradores.

E então, gostou do nosso artigo? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais dicas e conteúdos como este!

Deixe um comentário