como estabelecer metas para empresa

Estabelecer metas empresariais eficientes é o primeiro passo para promover melhorias e o aumento de produtividade nos negócios. Agir a partir dessa premissa é muito importante para as empresas, porque projeta um futuro certo.

Sendo assim, estabelecer metas é fundamental para que os colaboradores possam saber quais são suas responsabilidades dentro da empresa. O grande desafio é detalhá-las ao nível estratégico e operacional, direcionando equipes, gestores, clientes e fornecedores, para seus fins.

Tendo isso em mente, acompanhe abaixo 7 dicas que podem te ajudar a estabelecer metas no seu negócio!

Conheça seus clientes efetivamente

Conhecer seu público-alvo é a “meta matriz” que dará origem a outras metas — que serão estipuladas com o passar do tempo. Para concretizar esse plano, elabore enquetes inteligentes e atrativas para absorver o maior número possível de dados pessoais do seu nicho. Você também pode selecionar um determinado número de colaboradores para “caçarem” essas informações nas redes sociais, já determinando metas para eles durante essa etapa inicial.

Metas individuais devem partir de um todo

Geralmente, durante o plano estratégico dos negócios, as companhias costumam estipular quanto querem faturar em um determinado espaço de tempo, embasando-se na situação do mercado e no ritmo de crescimento da marca nos anos anteriores.

E é somente a partir desse panorama geral que você terá uma base sólida para agir, delegando para cada colaborador/equipe, individualmente, as metas que eles devem atingir.

Estabeleça metas realistas

Não projete metas “estratosféricas”, inatingíveis, pois elas podem frustrar o colaborador e, dificilmente, atingem o resultado almejado. Vale frisar que cada um tem um perfil diferente: um pode ser mais dinâmico, outro é mais focado e outro é mais proativo. Entenda as particularidades comportamentais do seu pessoal antes de pensar em como eles podem te auxiliar nessa empreitada.

Evite conflitos no processo

Defina as metas sabiamente para que não ocorra conflitos entre os colaboradores, comprometendo o resultado geral. Incentive o trabalho em equipe e ofereça bonificações aos colegas que se ajudarem.

Foque em outras metas além das vendas

Na cabeça de muitos gestores, a palavra meta quase sempre está relacionada ao número de vendas. Mas existem outras variáveis que podem entrar nessa lista, além do dinheiro. Como metas de redução de custos internos, reciclagem de materiais e objetivos operacionais/pessoais para cada colaborador.

Os atendentes de soluções em call center podem não trazer dinheiro para dentro da empresa como os vendedores, mas uma ótima meta para eles seria agir com empatia e eficiência para fidelizar mais clientes, por exemplo.

Monitore o andamento das metas

Estipule uma data, mensal ou trimestral, para acompanhar o andamento das metas, verificando cada etapa e descobrindo o que funciona e o que não funciona. Caso seja necessário, você pode esticar os prazos, deixando claro que isso não pode ser habitual.

Elogie sua equipe

Recompense as metas atingidas pela equipe e aconselhe o pessoal que não atingiu bons resultados. Nunca exponha o colaborador que não conseguiu cumprir o propósito que foi determinado e, procure entender com ele o que pode ter dado de errado no decorrer das atividades.

Não culpe-o exclusivamente por eventuais erros, pois além de ser uma atitude errônea, a falha também é sua. Afinal, você pode ter escolhido uma meta muito além da capacidade do perfil do funcionário/equipe em questão.

Com as dicas mencionadas neste artigo, você terá muitos motivos para comemorar o resultado final do seu negócio. Lembre-se: estabelecer metas realistas é a chave para o crescimento interno e externo da sua marca!

Gostou do nosso post? Acha que esquecemos de mencionar algum item que você considera importante? Deixe um comentário!

Deixe um comentário